Juventude

universitarios

Cabe às autarquias locais o incremento do nível educacional, promovendo e desenvolvendo acções que possam fomentar, na sua área de circunscrição, a educação e o ensino.

Uma dessas acções passa pela atribuição pela autarquia de bolsas de estudo a estudantes residentes no concelho e que frequentam um nível superior de ensino, constituindo um estímulo ao desenvolvimento educacional e a elevação cultural do Município de Valpaços.

Deste modo, a autarquia e o seu Gabinete de Acção Social tendo por base a Lei nº159/99, de 14 de Setembro elaborou o Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo, revisto no ano de 2010 com o objectivo de apoiar os alunos residentes no concelho de Valpaços e matriculados/inscritos no Ensino Superior que, tendo aproveitamento escolar, são economicamente mais carenciados. Considerando que o número de bolsas a atribuir, em conformidade com o número 2 do artigo 2º do referido regulamento, é no máximo de 40 por ano. As bolsas de estudo revestem a natureza de uma comparticipação pecuniária anual no montante de 500€.

Regulamento Municipal para atribuição de bolsas de estudo

Bolsas de Estudo 2016-17

Aviso – Bolsas de Estudo 2016-17

Documentos de Instrução da Bolsa de Estudo 2016-2017

Desde o ano lectivo 2008/2009 que a autarquia tem a responsabilidade acrescida no que diz respeito à acção social escolar para Ensino Básico do 1º ciclo.

O Município de Valpaços apoia em livros e material escolar bem como nas refeições os alunos beneficiários de escalão 1 e 2 da Segurança Social.

pepal-copy

Outras das vertentes em que o município de Valpaços tem canalizado os seus esforços para uma diminuição do impacto do desemprego dos jovens está relacionado com a implementação de estágios profissionais para jovens recém-licenciados, para que estes possam ter uma oportunidade de integração no mercado de trabalho.

Deste modo, o GAS no âmbito do Decreto-Lei nº 94/2006, de 29 de Maio, efectua anualmente candidaturas ao programa nacional de Estágios Profissionais da Administração Local (PEPAL), que tem como um dos seus principais objectivos possibilitar aos jovens com qualificação superior a realização de um estágio profissional em contexto real de trabalho que crie condições para uma mais rápida e fácil integração no mercado de trabalho.

A candidatura a estes estágios é por despacho da DGAL.

Mais informações:

https://appls.portalautarquico.pt/portalautarquico/Home.aspx

PROGRAMA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL – 5ª EDIÇÃO

Aviso 1/2015 – Oferta de estágios PEPAL

Formulário de Candidatura ao PEPAL

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt