Habitação

A Política Social de Habitação é muitas das vezes menosprezada pelo apoio económico isolado, no entanto, um sistema de apoio eficaz a nível habitacional é fundamental para a integração comunitária das famílias mais carenciadas e possibilita a aquisição e manutenção de competências para a desejável autonomia por parte dessas famílias.

Quando se fala de exclusão social, não se pode descurar a dimensão habitacional, uma vez que o direito a ter uma habitação condigna é fundamental para a consolidação da cidadania das próprias pessoas.

A Divisão da Acção Social gere e acompanha, a nível psicossocial as 49 famílias que residem no Bairro de Habitação Social, onde anualmente são analisadas e atualizadas as rendas das casas.

O apoio à Melhoria Habitacional passa por solucionar algumas das disfunções habitacionais que as famílias carenciadas apresentam. Ou seja, consiste na cedência de materiais de construção para que os utentes com comprovada carência económica possam melhorar as suas condições de habitação e, consequentemente, as suas condições de higiene e conforto.

A selecção das famílias é feita através de entrevista realizada no GAS onde posteriormente são observadas localmente as condições habitacionais para um correcto diagnóstico, uma vez que é imperioso canalizar a ajuda para quem devidamente necessita dela.

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt