Amêndoa

Contrariando a tendência de algumas regiões do país, em Valpaços a amêndoa é um dos produtos que merece atualmente atenção dos agricultores locais, que cuidam de centenários amendoais, ao mesmo tempo que alargaram nos últimos anos a produção.

O microclima existente no concelho é excelente para esta cultura, o que se reflete na qualidade do produto obtido e na quantidade, tornando a amêndoa numa das culturas com maior rentabilidade para os agricultores valpacenses.

A amêndoa é um produto bastante versátil, do qual se pode tirar partido no sector do Turismo, com as Amendoeiras em flor, mas também na gastronomia, um caminho alternativo que o concelho está a apostar para assegurar um futuro para a amêndoa valpacense. Da semente nascida em árvores de flores brancas e cor-de-rosa, podem fazer-se amêndoas caramelizadas ou fazer-se dela ingrediente para tortas, bolos, compotas, etc.

Entre Fevereiro e Abril as amendoeiras florescem compondo nos campos um espectáculo que atrai milhares de visitantes.

A natureza torna-se um atrativo turístico e Valpaços pertence ao roteiro obrigatório, aproveitando a oportunidade para promover os produtos regionais e incrementar as vendas no comércio, na hotelaria e na restauração.

O principal destino da amêndoa valpacense é o mercado interno e no estrangeiro o Brasil e a Espanha são os principais importadores.

Produtores de Amêndoa:

Cassiano & Teixeira, Lda. Zona Industrial, Cidade de Viena Nº7 5430-445 Valpaços Tlm. 918 823 482

 COOPAÇOS Rua Marechal Carmona, Nº4 5430-483 Valpaços Telefone: 278 711 250

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt