Cereja

O concelho de Valpaços possui praticamente em toda a sua extensão, condições edafoclimáticas favoráveis ao cultivo da cerejeira. Preferencialmente, o cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias, necessitando de 800 a 1000 horas de frio para que possa produzir satisfatoriamente. A apanha da cereja ocorre de maio a julho. É em Trás-os-Montes que se localiza uma das maiores áreas de pomares de cerejeiras do país.

O mercado preferencial da cereja do concelho é o nacional, porém nos últimos anos houve um aumento da procura do mercado internacional, sendo que a produção e comercialização deste fruto possui grande impacto na economia local.

Não é somente o sabor suculento do fruto que torna esta árvore tão especial, mas toda a beleza inerente ao seu desenvolvimento. Com o início da Primavera, a cerejeira vai desenvolvendo, lentamente, uma flor pequena, simples e alva, proporcionando uma paisagem encantadora, que não é indiferente a quem passa pelos pomares do concelho de Valpaços.

A cereja produzida no concelho de Valpaços é servida, preferencialmente, ao natural, como sobremesa, no entanto é usada também na produção de compotas e bebidas licorosas, como a ginjinha.

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt