CLDS-3G

IMG_7332

Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-3G)

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-3G) são programas atribuídos pelo Governo e foram formalizados em meados do ano 2013. Têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de acções a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil, da exclusão social em territórios vulneráveis e envelhecidos. Têm igualmente especial atenção na concretização de medidas que promovam a inclusão activa das pessoas com deficiência e incapacidade.

Os CLDS-3G traduzem-se na atribuição de um montante de 300 mil euros, durante os dois anos de vigência, aos Municípios, que escolhem entidades parceiras para trabalhar. Depois de ter preparado a candidatura ao projecto e de ter garantido lugar na lista dos Municípios contemplados, a Câmara Municipal de Valpaços convidou a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços para fazer parte, sendo esta a entidade coordenadora do projecto.

O serviço está disponível na Av. D. Maria do Carmo Carmona, n.º37, junto ao antigo quartel dos bombeiros, e está aberto entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 16h. Pode também contactar a equipa através do telefone: 278 717 147 ou e-mail: geral.clds@scmv.pt.

O Programa insere-se em três eixos de actuação: Eixo 1: Emprego, Formação e Qualificação; Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; Eixo 3: Capacitação da Comunidade e das Instituições.

Fazem parte da equipa valpacense cinco pessoas: assistente social, educadora social, economista e professora de humanidades, tendo a coordenação de Milene Silva.

Passam também pelas funções deste novo serviço disponível aos valpacenses: a divulgação de ofertas de emprego na região, das medidas activas de emprego que o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) dispõe, tanto para empregadores como para empregados, e dar ferramentas para a procura activa de emprego (como fazer um currículo, uma carta de apresentação, etc.).

Por sua vez é também objectivo do CLDS-3G integrar cidadãos com deficiência e nesta área, a equipa conta com a parceria da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – Valpaços.

Entre outras funções, o CLDS-3G vai criar um Guia do Associativismo, para listar todas as associações do concelho e catalogar usos e costumes através de tertúlias e eventos, neste caso em parceria também com o Projecto afectos, da alçada da Câmara Municipal. Neste sentido, surge no horizonte a criação de um museu etnográfico que reúna o material recolhido.

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt