Veiga de Lila

brasao-veiga-de-lilaEsta antiga paróquia de Nossa Senhora das Neves de Veiga do Lila, no termo de Chaves, era vigairaria anexa à reitoria de S. Pedro dos Vales (actualmente S. Pedro de Veiga do Lila) e da apresentação “ad nutum” do reitor da mesma. Mais tarde, tornou-se independente. O lugar teria estado incluído na velha terra pré-nacional de Montenegro, passando mais tarde ao termo de Chaves, onde o Cadastro de 1527 o cita já com 34 fogos.

Erecto o Concelho de Carrazedo de Montenegro (depois do séc. XVI), esta freguesia, já instituída, foi-lhe atribuída, e nele se conservou até à sua extinção, por Decreto de 31-12-1853, transitando, nessa data, para o de Valpaços.

O povoamento do território deve ser muito anterior ao séc. XII, atenta a sua situação geográfica.

Neste monte fortificado, depois no sistema castrejo, na fortaleza mais tarde, deveria ter sido exercido culto à virgem mártir Santa Comba, Orago ainda da freguesia dos Vales, no séc. XIV, aquando da primitiva paróquia (que abrangeria várias das actuais).

A instituição paroquial deve ser, pois, posterior ao séc. XV. As Inquirições de 1258 consideravam esta freguesia, bem como a sua vizinha – S. Pedro de Veiga do Lila, como reguengas, foreiras à Coroa.

Todavia, no tempo de D. Sancho II, alguns fidalgos poderosos da região, bem como os freires hospitalários usurparam estas áreas à Coroa. Assim sendo, estas duas “villas” constituíram honras, até ao reinado de D. Dinis.

A instituição da paróquia fez-se na velha ermida medieval de Santa Maria, que ficou por orago, sendo a paróquia filial da de S. Pedro dos Vales (S. Pedro de Lila), cujo Reitor apresentava o pároco vigário. Passou, depois, à Casa de Bragança.

Diz-se que a primitiva Igreja existia no tempo dos godos. Teve uma grande irmandade, cujos estatutos foram aprovados pelo Cardeal D. Veríssimo de Lencastre, sendo Arcebispo de Braga. Este templo foi muito concorrido de peregrinações que se realizavam durante todo o ano.

Além da Igreja Matriz, esta freguesia tem uma capela onde se venera Santa Bárbara, cuja festa tem lugar no segundo Domingo de Setembro. Destaca-se, também, o solar da família Carvalhais.

Informações úteis

Área da freguesia – 14,37 km2
Número de habitantes – 261
Aldeias anexas – não tem
Distância a Valpaços – 10 Km
Orago – S. Pedro
Festas e Romarias:
Santa Bárbara (2.º domingo de Setembro)
Festa de N.ª Senhora de Fátima (Maio)

Património cultural e edificado

Igreja Paroquial
Capela de Santa Bárbara
Capela de Santo António
Casa do Carvalhal
Chafariz
Coreto
Vestígios de castro (Castro de Santa Bárbara)
Moinhos
Construções típicas em xisto

Locais a visitar

Miradouro do Monte de Santa Bárbara
Ribeira de Lila

Constituição e dados da Junta de Freguesia

Partido – PPD / PSD
Presidente – Carlos Emanuel Eiriz Ferreira (PSD)
Morada – Veiga de Lila, 5430-620 Veiga de Lila
Telefone – 278 769 426 / 967 787 387
E-mail – jf-veigadelila@sapo.pt

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt