LAGARES CAVADOS NAS ROCHAS

IMG_1854

Foi em 2010 que Adérito Medeiros Freitas, ilustre valpacense, publicou a primeira edição de Lagares Cavados na Rocha. O número de vestígios encontrados motivou um trabalho inédito que deu a conhecer perto de uma centena de lagares e lagaretas, espalhados por uma quinzena de freguesias do concelho, e em 2012 surgiria a segunda edição. Foi o despoletar do interesse e curiosidade sobre o tema.

As duas obras, com uma descrição pormenorizada de cada achado, como Adérito Medeiros Freitas já nos habituou, foram publicadas pela Câmara Municipal de Valpaços, e estão disponíveis na Biblioteca Municipal.

Sobre a publicação, no prefácio da primeira edição, Augusto Francisco Sequeira Lage, diz que Adérito Freitas “guia-nos, uma vez mais, à descoberta da Nossa Terra, ao encontro dos nossos antepassados e sua cultura. Leva-nos à descoberta deste surpreendente “País Vitícola”, onde em todo o lado tropeçamos na memória do nosso legado milenar no encontro com um lagar, um povoado, uma necrópole, um castro, uma gravura ou uma calçada.

Não sabemos há quantos séculos os primeiros habitantes deste concelho se tornaram sedentários, construíram as suas habitações, frequentemente muralhadas, e passaram a cultivar os campos, a conservar os cereais, a plantar árvores de fruto e a domesticar animais. Poderemos concluir que eram sociedades que encontraram um espaço aprazível, onde já não era necessário praticar o nomadismo, ao encontro das melhores pastagens para o pastoreio, do mel, ou dos frutos doces e maduros. Possivelmente verificarem que as uvas guardadas na tigela de barro tinham originado um liquido aromático e agradável de beber. Mas, também, pode ter acontecido que um viajante lhes tenha trazido esta arte de produzir o “Néctar dos Deuses”.

O facto é que a Vitis vinífera se adaptou maravilhosamente neste território, possivelmente antecedia da Vitis sylvestris, e que os nossos antepassados disponibilizaram tempo, e recursos, para cavarem na pedra os lagares que o Autor nos mostra mas que, naturalmente, seriam muitos mais. (…)

Este valioso património não pode continuar a ser delapidado; o seu valor turístico é uma das riquezas deste Concelho, uma importante mais-valia, que deve estar contemplado nas rotas do enoturismo”.

Nesta página é proposto um roteiro para a visita de alguns Lagares Cavados na Rocha, mas muitos mais serão possíveis.

Pode consultar aqui uma sugestão de roteiro de alguns lagares cavados nas rochas.

Roteiro Lagares Cavados nas Rochas

©Todos os direitos reservados | Câmara Municipal de Valpaços, Praça do Município, 5430-482 Valpaços | 278 710 130 | municipio@valpacos.pt