Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Castanha

É no concelho de Valpaços, mais precisamente na Serra da Padrela, que se situa a maior mancha de castanha judia da Europa, sendo paralelamente um dos principais centros de produção de castanha de Portugal e onde se pode encontrar a maior mancha contínua de castanheiros de toda a Península Ibérica. Aqui encontram-se as variedades de castanha judia (predominante), longal, lada e cota.

São ao todo mais de 3700 hectares de soutos, divididos por quase 2000 produtores nas 18 freguesias do concelho de Valpaços que fazem parte da DOP “Castanha da Padrela”.

Além de se poder comer ao natural, cozida ou assada, é um fruto polivalente que se pode usar na culinária, é um produto muito apreciado pelos amantes da boa cozinha.

Nas proximidades da vila de Carrazedo de Montenegro, considerada a “Capital da Castanha” existem várias empresas especializadas na transformação, calibragem e embalagem e algumas possuem linhas de transformação cuja capacidade chega a centenas de toneladas por dia.

Como consequência de todas estas vantagens competitivas, as empresas estão em condições de abastecer as grandes superfícies comerciais e de exportar para diversos países, entre os quais se destacam Espanha, Brasil, Itália e França. Cerca de 80% da produção destina-se ao mercado externo.

O ouro das Terras de Montenegro é cada vez mais valorizado e cobiçado por portugueses e estrangeiros, sendo disso exemplo uma parceria luso-italiana instalada recentemente na vila de Carrazedo de Montenegro.

A procura da qualidade por parte do consumidor, levou as entidades locais a promoverem a Feira da Castanha em Carrazedo de Montenegro, todos os anos, no segundo fim-de-semana de Novembro.

A Castanha da Padrela pelas condições climáticas, a sua cor reluzente e o tamanho, é inigualável e impossível de encontrar em qualquer outra parte do mundo. Um produto de Denominação de Origem Protegida, (DOP) “Castanha da Padrela”, sem qualquer dificuldade de escoamento, sendo que a produção anual ronda as 12 mil toneladas.

Produtores de Castanha: