Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Vinho

Para o nosso concelho a cultura da vinha, para além da importância histórica, assume uma excecional importância social e económica, pela variedade e relevo das atividades que lhe estão ligadas.

O nome de Valpaços, segundo alguns historiadores, é um derivado precisamente do excelente vinho aqui produzido no período Romano. Neste vale fazia-se um “vinho passum”, um dos melhores senão o melhor vinho do Império Romano, e daí o nome de vale passum, vale passos, hoje Valpaços.

Hoje, são várias as associações e entidades sedeadas em Valpaços, ligadas ao setor do vinho, nomeadamente a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes, a Adega Cooperativa de Valpaços, a TRASVINIS - Associação de Produtores e Engarrafadores de Trás-os-Montes a Confraria dos Vinhos Transmontanos e a Casa do Vinho, um museu interativo que retrata a cultura da vinha e do vinho na Região Vitivinícola de Trás-os-Montes.

Nos últimos anos, têm surgido novos produtores que apostaram na plantação de novas vinhas para a obtenção de vinhos de alta qualidade, engarrafando com marca própria e inseridos no exigente mercado interno e externo.

A Adega Cooperativa de Valpaços - Caves Valpaços, C.R.L. foi criada em 1956 por um grupo de viticultores e tem atualmente, cerca de 2 mil associados e é uma referência a nível regional e nacional. Transforma milhões de quilos de uvas nos preciosos e afamados vinhos de Valpaços, que têm conquistado o exigente mercado nacional e internacional.

Os vinhos produzidos em Valpaços já podem ser encontrados em quase todo o mercado Europeu, no Brasil, Estados Unidos e em Angola. São obtidos através de castas regionais selecionadas e de qualidade superior. A conjugação da qualidade dessas castas com um microclima de características excecionais resulta num vinho de qualidade que é premiado, todos os anos, a nível nacional e internacional.

O clima quente na altura da maturação das uvas determina, a concentração de açúcares e o teor alcoólico mais elevado nos vinhos produzidos, garantindo a qualidade dos produtos de Denominação de Origem Controlada (DOC), um Vinho Regional Transmontano e o de Denominação de Origem Trás-os-Montes.
Valpaços é uma sub-região vitivinícola da Região de Trás-os-Montes, onde ainda muito existe por descobrir e explorar.

Produtores de Vinho: