Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Capital da Castanha veste-se de gala para a XXI Castmonte

Img 5423 2 1 1024 2500
27 Outubro 2017

A XXI edição da Feira da Castanha, que vai realizar-se entre 3 e 5 de Novembro, contará com cerca de 80 expositores, dos quais cerca de 95% são oriundos do concelho valpacense, sendo uma montra do melhor que se faz e produz na região. O evento foi apresentado na passada terça-feira, 24 de Outubro, em Conferência de Imprensa.

São esperados milhares de visitantes em três dias de actividades socioculturais, onde um dos destaques vai para o Programa da RTP – “Aqui Portugal”, que realçará Carrazedo de Montenegro e as suas potencialidades, no sábado, 4 de Novembro, durante seis horas.

São mais de duas décadas de história aquela que se conta da Castmonte – Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro. A apresentação da XXI edição decorreu na passada terça-feira, 24 de Outubro, na sede da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, parceira na organização com a Câmara Municipal de Valpaços.

Com o objetivo de criar um espaço de promoção, divulgação e escoamento dos produtos locais e ao mesmo tempo servir de incentivo à produção local, a Feira da Castanha é um evento de referência no panorama local e regional.

“Estamos empenhados em melhorar o evento de ano para ano e a aposta tem-se revelado frutífera. É uma das marcas do concelho e da região e, apesar da diminuição de produção devido ao calor que todos sabemos, a qualidade está garantida”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.

Sendo uma montra do que de melhor o concelho tem para oferecer nesta altura do ano, o Pavilhão Rota da Castanha e imediações vai albergar expositores ligados ao vinho, ao azeite, ao fumeiro, ao Folar de Valpaços e pão variado, ao mel, ao artesanato e, claro está à rainha do evento, a Castanha DOP da Padrela, entre outros frutos secos. A doçaria da castanha também estará em destaque, sendo também promovida a Jeropiga, bebida de eleição para acompanhar os magustos por Terras de Montenegro.

O programa é recheado de actividades, como são o caso da Montaria ao Javali, do Concurso da Castanha, e a Comitiva de Beynat, vila francesa com a qual a vila carrazedense tem um acordo de geminação, uma vez mais, marcará presença com diversos produtos tendo como base a castanha. O Bolo de Castanha com 600 Kg a ser partilhado com o público ao final da tarde de domingo também vai manter a tradição.

Terão lugar, ainda, as Provas/Degustação de Vinhos, Azeites e Doçaria da Castanha, os Magustos Constantes, as Provas Desportivas, Animação de rua, com bombos, concertinas, Ranchos Folclóricos e Banda Musical, Grupos Musicais, entre outros.