Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Castmonte elevou qualidade da castanha judia com sucesso

Castmonte elevou qualidade da castanha judia com sucesso
IMG_5566-2-min
IMG_5616-2-min
IMG_6800-2-min
IMG_6807-2-min
IMG_6873-2-min
IMG_6989-2-min
IMG_7031-2-min
IMG_7067-2-min
IMG_7258-2-min
IMG_7275-2-min
IMG_7277-2-min
IMG_7305-2-min
IMG_7330-2-min
07 Novembro 2017
Cumpriu-se, no passado fim-de-semana, de 3 a 5 de Novembro, a XXI edição da Feira da Castanha organizada pela Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros e Câmara Municipal de Valpaços. O certame ficou marcado pela presença do Programa Aqui Portugal da RTP e pela afluência de milhares de visitantes que coroaram a Castmonte 2017 com um enorme sucesso.

Com as condições climatéricas a ajudarem, a iniciativa foi participada por cerca de 80 expositores, na sua esmagadora maioria do concelho valpacense que mostraram e deram a provar o excelente cabaz dos produtos regionais e iguarias gastronómicas desta época do ano. E para fazer jus ao nome, a castanha foi rainha, com o fruto ao natural a ser muito cobiçado, bem como sendo ingrediente principal de variada doçaria.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, na cerimónia de inauguração, na sexta-feira, dia 3, falou da importância da castanha para a economia do concelho e como tal do esforço da autarquia para que a produção se mantenha ano após ano. “Continuamos atentos ao sector e não pouparemos esforços para que o ouro das Terras de Montenegro continue a luzir”, referiu, acrescentando o trabalho contra a vespa da galha do castanheiro levado a cabo pela autarquia.

Amílcar Almeida fez questão, ainda, de realçar que a Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro vai fazer sobressair a variedade Judia porque “feiras da castanha já há muitas, mas nós somos os maiores produtores da melhor variedade de castanha que é a Judia e temos de começar a tirar partido desse factor”.

A cerimónia de inauguração contou também com a presença do Director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, que numa abordagem mais técnica referiu que “as medidas para o sector têm que ser pensadas a longo prazo”, abordando a questão do regadio, entre outras propostas.

Concurso da Castanha e Bolo com 600 Kg continuam a marcar a Castmonte

A Feira da Castanha de Carrazedo de Montenegro já transformou a vila na Capital da Castanha e durante os três dias daquele evento cultural de referência não faltou animação, com a banda e grupos musicais, rancho folclórico, concertinas, entre muitos outros, numa demonstração do mundo rural, dos seus produtos, tradições e vivências.

O Programa da RTP – Aqui Portugal, transmitido em directo desde a feira no sábado à tarde valorizou o certame e permitiu que as Terras de Montenegro chegassem a casa de milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo.

Além dos magustos, e de uma panóplia variada de produtos, desde o vinho, ao azeite, passando pelo bolo podre, fumeiro, mel, frutos secos, doçaria variada, compotas, entre outros, o Bolo de castanha, com mais de 600 kg é também uma das atracções da feira. Confeccionado pelos irmãos Capela, naturais do concelho de Valpaços, mas emigrados em Beynat, vila francesa com a qual Carrazedo de Montenegro tem um acordo de geminação, a sua distribuição ao público encerrou, uma vez mais o evento.

Fazendo um saldo positivo do evento, Amílcar Almeida refere que a Feira da Castanha é já hoje um dos grandes eventos que se realizam no concelho, dizendo que: “ao longo destas edições como autarca eu pude testemunhar o que tem sido a sua dinâmica de crescimento. O município tem apoiado a Feira da Castanha, porque acreditamos que este evento tem potencialidades para ser um cartaz de promoção do concelho”.

Confiante de que o certame foi visitado por milhares de pessoas, muitas delas pela primeira vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, António de Jesus Costa, além de agradecer o apoio da autarquia, fez um balanço muito positivo da festa, realçando que “a Feira da Castanha reúne os melhores produtos do concelho e pela sua qualidade conquista cada vez mais pessoas”.