Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Feira de S. Brás cumpre tradição

Img 7608 1 1024 2500
Img 7542 1 1024 2500
Img 7449 1 1024 2500
05 Fevereiro 2018

 Presunto, orelheira, salpicão, carne gorda, vinho e folar foram alguns dos produtos locais que marcaram presença na mais antiga feira do fumeiro do país. S. João de Corveira abriu as portas a mais uma Feira de S. Brás, que teve lugar no passado fim-de-semana.

 

A aldeia de São João da Corveira acolheu nos dias 3 e 4 de Fevereiro a Feira de S. Brás, onde a população local aproveita para escoar os produtos "caseiros e genuínos" que contribuem para o rendimento familiar.

Na Feira de S. Brás é possível encontrar produtos que ainda se fazem à moda antiga, derivados do porco, mas também produtores do concelho que participam com outros produtos de qualidade como o vinho, o mel, o bolo podre, o pão variado, os queijos, os frutos secos, os licores, entre muitas outras iguarias.

Aos stands de venda junta-se a animação com concertinas e grupos tradicionais, bem como a Chega de Bois e a festa está garantida.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, “a promoção e a defesa dos produtos locais é uma das prioridades” do executivo e, por isso, “esta é uma iniciativa que vamos continuar a levar a apoiar”.

Os habitantes da freguesia lembram que a Feira de São Brás já se realiza há cerca de 200 anos. Na origem da feira estão, de acordo com os habitantes, as ofertas que eram feitas à igreja, para protecção dos animais em relação a doenças. Esses produtos começaram a ser vendidos em leilões e, mais tarde, outras pessoas começaram a juntar-se e a aproveitar também para vender os seus produtos.

Actualmente trata-se de um rendimento extra para quem vive essencialmente da agricultura e num território onde a principal fonte de receita é a produção de castanha.

A Feira de Fumeiro de São Brás é organizada pela Junta de Freguesia de São João da Corveira, com o apoio da Câmara de Valpaços e da EHATB, Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA.

Recorde-se que no mesmo fim-de-semana, além de promover a Feira de S. Brás no concelho, fora de portas o Município de Valpaços participou no evento Sabores de Chaves e no Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, em Ourense, no sentido de promover as suas potencialidades turísticas e gastronómicas.