Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Município homenageou Jorge Braz numa cerimónia emotiva

Img 4254 1 1024 2500
Img 4192 1 1024 2500
Img 4161 1 1024 2500
Img 4163 1 1024 2500
Img 7746 1 1024 2500
Img 7755 1 1024 2500
05 Março 2018

A Câmara Municipal de Valpaços homenageou este domingo, 4 de Março, o treinador da Seleção Nacional de Futsal, Jorge Braz, pela conquista do Campeonato Europeu de Futsal. Foram muitos os valpacenses que quiseram participar na cerimónia e cumprimentar o conterrâneo.

 

O salão nobre encheu para homenagear o Treinador da Selecção Nacional de Futsal, Jorge Braz, numa iniciativa da Câmara Municipal de Valpaços, após a conquista do primeiro lugar no Campeonato Europeu de Futsal, no passado dia 10 de Fevereiro.

Entre muitos familiares e amigos, Jorge Braz teve dificuldade em ocultar a emoção durante a cerimónia. Saúl Pessoa, Presidente da Junta de Freguesia de Sonim e Barreiros, falou do percurso do treinador desde que ainda criança foi viver para a aldeia de Sonim, naturalidade dos pais, e do orgulho que sempre demonstrou em relação às raízes transmontanas.

Os elogios continuaram nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, com quem na adolescência ainda teve oportunidade de dar uns pontapés na bola, e “muito contribui, tendo desenvolvido um trabalho de reconhecido mérito, para levar o nome de Portugal, e também de Valpaços, além-fronteiras, elevando o ânimo nacional e promovendo o orgulho português, humilde e sentido”.

“Não é de hoje, não é de ontem, a sua actuação dedicada e profissional, no exercício das funções praticante, mas também de treinador das modalidades enunciadas, é uma realidade que já faz parte da história de Portugal, sobrevindo as suas origens transmontanas, considerando por isso, ser justo e merecido que a Autarquia lhe preste a devida homenagem, atribuindo-lhe esta preciosa medalha da cidade de Valpaços, enquanto símbolo de reconhecido mérito e nobre distinção”, acrescentou Amílcar Almeida.

Jorge Braz, num discurso emocionado, agradeceu várias vezes e foi várias vezes interrompido por aplausos calorosos de dezenas de pessoas, nomeadamente da aldeia de Sonim, terra que o viu crescer. Recebeu, ainda, dos clubes desportivos do concelho várias lembranças que o surpreenderam. “Muitos falam que a interioridade é uma limitação. Eu acredito no contrário, a interioridade é uma vantagem e se puder servir de exemplo para quem persegue um sonho, fico feliz”, referiu o Treinador.

“Numa sala com tantos amigos especiais, amigos de infância, isto é mesmo um regresso às origens. Foi sempre algo que me disse muito e é algo que me representa ainda hoje, como eu sou. É um dia muito, muito especial, que vou guardar para sempre”, terminou Jorge Braz.

Depois da cerimónia, o selecionador nacional esteve presente no pavilhão gimnodesportivo para entregar as medalhas de campeão distrital de futsal de Vila Real de juniores C, à Escolinha de Futsal Johnson Januário, de Carrazedo Montenegro.