Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

O João e a Andorinha Sábia apresentado na Biblioteca Municipal

20180405 184335 1 1024 2500
06 Abril 2018

A primeira obra infanto-juvenil da valpacense Ilda Gonçalves foi apresentada esta quinta-feira, 5 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Valpaços.

 

Entre muitos amigos e familiares de Ilda Gonçalves, autora da obra O João e a Andorinha Sábia, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, recordou os tempos de escola em que conheceu a autora, natural de Quintela, freguesia do concelho valpacense.

O edil mostrou-se honrado e orgulhoso por, apesar de há vários anos a residir e a lecionar na Madeira, Ilda Gonçalves ter feito questão de apresentar a obra na terra natal.

“A autarquia estará sempre receptiva a apoiar e a proporcionar momentos de cultura e lazer e não esquecemos aqueles que por várias razões tiveram de seguir para outras moradas, mas continuam ligados ao nosso concelho”, referiu o autarca.  

Francisco Doutel apresentou a autora e a génese da obra de onde Patrícia Doutel recitou alguns excertos.

Ilda Gonçalves mostrou-se muito satisfeita por estar entre uma sala cheia de familiares e amigos. “Esta obra surgiu da necessidade de incentivar e cativar os meus alunos para a leitura. Para tal fiz uma retrospectiva às minhas memórias de infância que me trazem sempre às origens transmontanas”, explicou.

A obra de Ilda Gonçalves é a primeira obra infanto-juvenil publicada pela editora Chiado, mas a autora revelou que tem já algumas linhas de próximas publicações.