Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Centenas de ciclistas trilharam caminhos valpacenses

Img 9162 1 1024 2500
16 Abril 2018

A VI Rota do Folar BTT decorreu este domingo, 15 de Abril, em Valpaços e concentrou mais de 300 ciclistas de vários pontos do país e estrangeiro. A confiança na organização valpacense mereceu também que aqui decorresse pela primeira vez uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de XCM.

 

A Valpaços Aventura Bike/ Clube de Ciclismo de Valpaços foram os anfitriões para centenas de pessoas, entre concorrentes, equipas técnicas e familiares, que elogiaram as paisagens do concelho e a qualidade dos percursos escolhidos.

A VI Rota do Folar foi aberta a todos, pertencendo ao Campeonato Regional de XCM/BTT da Associação de Ciclismo de Vila Real, integrando este ano pela primeira vez a Taça Nacional de Maratonas BTT/XCM.

Este ano a organização, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Valpaços, à semelhança de anos anteriores, preparou quatro percursos distintos, ou seja, quatro distâncias: Maratona Elite 94 kms, Maratona Curta 70 Kms, Percurso CPT/XCM/ARCVR 51 Kms e um passeio de lazer de menor dificuldade com 35 Kms.

Os ciclistas pedalaram quase exclusivamente por caminhos rurais e trilhos de várias freguesias do Concelho, levando alegria num dia de domingo a várias pessoas que se perfilaram para os ver passar.

Para Manuel Morais, da organização, “a prova correu muito bem, e o feedback dos participantes foi muito positivo, sobretudo os da competição nacional, que elogiaram imenso os percursos escolhidos e as paisagens que lhe proporcionámos”.    

Para além da participação de ciclistas de várias regiões do país, mais uma vez a prova foi muito participada por ciclistas espanhóis.

“Este tipo de eventos são sempre importantes para o concelho, na medida em que alarga o leque de iniciativas que a autarquia promove, ainda que indirectamente, para atrair públicos de diferentes sectores, neste caso desportivo. Continuaremos a destinar uma parte significativa do nosso orçamento para apoiar as associações que a nós recorrem para a sua organização, porque o retorno é muito positivo”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida.