Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Curso Técnico Superior Profissional de Defesa da Floresta contra incêndios – Candidaturas abertas

16 Maio 2018

O Instituto Politécnico de Bragança vai ministrar em Valpaços o Curso Técnico Superior Profissional de Defesa da Floresta contra incêndios, já no próximo ano lectivo, 2018/2019. Trata-se de mais um objectivo alcançado pelo executivo liderado por Amílcar Almeida.

Trata-se do terceiro Curso Técnico Superior Profissional lecionado em Valpaços desde que Amílcar Almeida tomou as rédeas aos destinos do concelho. A nova formação, com duração de dois anos, e que inclui seis meses de estágio numa empresa, é um curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, que confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.

Os alunos que frequentem estes cursos têm a mesma oferta e vantagens que os estudantes de uma licenciatura ou mestrado nomeadamente ao nível da acção social e da obtenção de bolsas. A nova formação permite o desenvolvimento de competências técnicas específicas para iniciar uma actividade profissional. A integração em contexto de trabalho é feita de imediato, através do estágio, o que representa um maior potencial de empregabilidade.

Valpaços, um concelho onde a área florestal é abrangente e no sentido de a proteger com profissionalismo, recebe, assim, um curso que tem em conta a realidade da região. Satisfeito com mais uma etapa alcançada, o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, defende que se trata de “um passo importante para formar profissionais que irão dotar o mercado local de maior qualidade nos serviços e informação técnica para melhor estruturar a nossa floresta”. No mesmo sentido, o autarca acredita que o Curso Técnico Superior Profissional de Defesa da Floresta contra Incêndios poderá fixar população, atrair estudantes de outros concelhos e assim criar dinamismo económico. Para tal, a Câmara Municipal vai disponibilizar todos os meios para que o curso possa decorrer. As pré-inscrições podem ser feitas na Casa do Vinho, na Av. Eng.º Luís Castro Saraiva, n.º42C, 5430-472 Valpaços, ou através do contacto: casadovinho@valpacos.pt