Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Assinado protocolo para formação financeira da população do Alto Tâmega

Forma  o financeira 1 1024 2500
13 Junho 2018

 A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, a CCDR-N e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros assinaram, na passada segunda-feira, 11 de Junho, um protocolo de cooperação para a promoção da formação financeira da população do Alto Tâmega, integrado no Plano Nacional “TODOS CONTAM”.

 

Na cerimónia de assinatura do protocolo a representar o Município de Valpaços esteve o Vereador Jorge Mata Pires, acompanhado dos representantes dos outros cinco municípios do Alto Tâmega.

O objetivo é “aumentar o nível de conhecimento da população”, explicou Elisa Ferreira, Vice-Governadora do Banco de Portugal. A responsável deu como exemplos casos práticos como o desconhecimento sobre as condições de contratos de habitação ou a compra de moeda eletrónica. “Se o consumidor não está informado, é muito difícil o papel do supervisor”, rematou, acrescentando a importância de formar técnicos nas autarquias para capacitar a população.

Já o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, destacou a importância da informação chegar aos 88 mil habitantes da sub-região do Alto Tâmega – que inclui os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar – incluindo os jovens e a população idosa.

De referir que o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros é constituído pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.