- Município
- Eu Sou Munícipe
- Sou Visitante
- Agenda: próximos eventos
- Freguesias
- Água Revés e Crasto
- Argeriz
- Bouçoais
- Canaveses
- Carrazedo de Montenegro e Curros
- Ervões
- Fornos do Pinhal
- Friões
- Lebução, Fiães e Nozelos
- Padrela e Tazém
- Possacos
- Rio Torto
- Santa Maria de Émeres
- Santa Valha
- Santiago da Ribeira de Alhariz
- São João da Corveira
- São Pedro de Veiga de Lila
- Serapicos
- Sonim e Barreiros
- Tinhela e Alvarelhos
- Vales
- Valpaços e Sanfins
- Vassal
- Veiga de Lila
- Vilarandelo
- Sabores de Valpaços
- Onde Comer
- Onde Dormir
- Roteiros e Percursos
- O que Ver e Visitar
- Eventos Anuais
- Loja Interativa de Turismo
- Imagens
- Vídeos
- Balcão Virtual
-
Notícias
- Sessão de Abertura do Ano letivo 2018/2019 dá as boas vindas aos professores
Sessão de Abertura do Ano letivo 2018/2019 dá as boas vindas aos professores



Na passada quarta-feira, 5 de setembro, teve lugar no Pavilhão Multiusos de Valpaços a sessão de abertura do Ano Letivo de 2018/2019 e de Receção aos Professores numa jornada que deu as boas vindas a todos os professores do Agrupamento de Escolas de Valpaços.
A sessão que tem como objetivo reunir a comunidade de professores do concelho de Valpaços contou com presença da Vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Teresa Pavão, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Alexandra Doutel, representantes do PIICIE (Plano de Integração e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar) e professores.
A iniciar a sessão, a Vereadora Teresa Pavão, afirmou que “ a Arte de Educar, sublinho o termo Arte por considerar que cada vez mais nos vemos imbuídos num mundo em que os valores que outrora bem sedimentados se vêem ameaçados e muitas vezes se apresentam totalmente ao avesso, tornando a tarefa de educar, como árdua, dura, sofrida e dedicada”.
Teresa Pavão disse ainda que deve existir uma simbiose entre a família, a escola e a autarquia local, da qual só faz sentido falar em educação se esta for encarada como um trabalho contínuo e inacabado, como um trabalho de pares.
Alexandra Doutel, em discurso, ressalva a importância de valorizar a singularidade e a cultura de cada escola e reforçar a sua identidade própria. A diretora diz ainda que, neste ano, “pretende-se fortalecer o nosso espírito para que os objetivos almejados nos nossos projetos sejam alcançados com sucesso”.
Os presentes tiveram a oportunidade de visualizar um vídeo promocional da cidade de Valpaços Houve ainda um momento musical com Miguel Melo, valpacense que nos presenteou com alguns temas.
Em discurso, a representante do PIICIE termina com uma frase do pedagogo Rubem Alves, dizendo que “ a educação divide-se em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades. Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido”.
É de referir que o município de Valpaços apostou num investimento considerável na requalificação da Escola Secundária de Valpaços e da Escola EB 2,3 José dos Anjos.
A vereadora da Cultura destaca a preocupação constante da autarquia em proporcionar aos alunos atividades fora do contexto escolar e do período letivo, como é o caso do projeto “ Férias em Grande”, um sucesso a cada edição.
A sessão terminou com uma visita por um dos percursos que os alunos do município trilham durante o ano escolar.