Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

“I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” foi realizado em Valpaços

Img 4410 1 1024 2500
Img 4407 1 1024 2500
Img 4417 1 1024 2500
Img 4409 1 1024 2500
Img 4422 1 1024 2500
07 Setembro 2018

O “I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” realizou-se durante o dia 6 de setembro no Pavilhão Multiusos, em Valpaços, tendo como objetivo a partilha de conhecimento, aprendizagem e convívio de todos os participantes.
Numa organização conjunta da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do distrito de Vila Real, das quais fazem parte a CPCJ Alijo, CPCJ Chaves, CPCJ Valpaços, CPCJ Vila Pouca de Aguiar e CPCJ Vila Real teve como mote para este encontro “A família do séc. XXI”.
Num auditório lotado, estiveram presentes o Presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, a Técnica Regional Norte (em representação da CNPDPCJ), Paula Fernandes, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, José Rebelo, a Presidente e anfitriã da CPCJ de Valpaços, Aida Pereira, Presidentes da CPCJ do Distrito de Vila Real, técnicos da ação social e professores.
Após a sessão de abertura com o momento musical, o Presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, estreou o microfone dando, primeiramente, os parabéns à CPCJ de Valpaços por organizar este encontro e pelo seu papel no nosso território.
O autarca afirma ainda que é importante e necessário “fazer o melhor em prol da família ou da criança, pois a família do séc. XXI é distinta da família do século anterior”.
Paula Fernandes, representante da equipa técnica regional norte, destaca que a CNPDPCJ pretende redefinir objetivos, da qual será primeira prioridade “apoiar as famílias e a parentalidade, garantindo a todas as crianças um meio familiar adequado”.
Em discurso, o diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, José Rebelo, reforça na sala a importância “do superior interesse da criança”, sendo esse o valor primordial pelo qual se rege a Segurança Social.
Aida Pereira, presidente da CPCJ de Valpaços, afirma que a escolha do mote para este encontro foi fácil, pois “a família é, ou pelo menos devia ser, aquela em que podemos depositar toda a nossa confiança” terminando o discurso, com um poema de Eugénio Puebla denominado “ Mensagem à Família”.
O “ I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” estreou-se em Valpaços e, comprovada a adesão em massa desta primeira edição e o seu sucesso, realizar-se-á a segunda edição numa outra localidade no próximo ano, ambicionando ainda mais participantes.