Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Amílcar Almeida participou no Aqua Fórum do Alto Tâmega

6r7a5855 1 1024 2500
6r7a5900 1 1024 2500
6r7a5913 1 1024 2500
6r7a5961 1 1024 2500
03 Dezembro 2018

Teve lugar na passada sexta-feira, 30 de novembro, no Vidago Palace Hotel, o I “Aqua Fórum do Alto Tâmega”, que teve como objetivo potenciar a água, nas suas variadas vertentes.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, foi moderador do painel “Água e Agricultura”, onde participaram Arlindo Cunha, da Universidade Católica, e Sofia Azevedo, da CampoD’agua.

O evento pioneiro na região que contou com o cunho da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) pretendeu debater a “água como fator de bem-estar, prosperidade e autossuficiência do território do Alto Tâmega”, olhando para a utilização deste recurso em várias perspetivas: na produção de energia, na agricultura, no termalismo e na vertente do turismo de natureza e bem-estar.

Pretendeu-se, essencialmente, “congregar todas as dinâmicas e as estratégias dos diferentes municípios num único elemento que é a água”.

Para além dos presidentes de todos os concelhos que compõem o território do Alto Tâmega, esteve também presente nesta iniciativa Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, que já esteve ligada à Unidade de Missão para a Valorização do Interior. O painel dos oradores contou também com representantes da Iberdrola, da Associação Portuguesa de Energias Renováveis, da Universidade Católica, da empresa Campo D’Água, da Agência Portuguesa do Ambiente, do Pena Park Aventura, da Associação de Termas de Portugal, da Universidade de Vigo, do Instituto Politécnico de Bragança, da Universidade Nova de Lisboa, entre outros.

No final do evento foi apresentado, também, o projeto AquaValor que se destina à instanciação no território de um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, para potenciar a economia local, o turismo e a criação de emprego.