Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

GNR sensibiliza “Afectos” contra burlas, no âmbito da operação “Idosos em Segurança”

image title
image title
image title
image title
image title
04 Fevereiro 2019

A Guarda Nacional Republicana, através da Seção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Chaves, esteve presente na passada sexta-feira, dia 1 de fevereiro, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Valpaços com uma acção de sensibilização contra as burlas, no âmbito da operação “Idosos em Segurança”.

 

Com uma plateia de mais de duas centenas de idosos do Projecto Afectos, os agentes da autoridade abordaram diversos assuntos como as burlas ocorridas na rua ou em residências e os principais procedimentos que os idosos devem adoptar em situações de roubo.

A Guarda Nacional Republicana tem vindo a promover ações de sensibilização com o objectivo de alertar a população, no sentido de que quanto mais informada e prevenida uma pessoa está, mais facilmente consegue escapar a tentativas de fraude.

Os agentes da GNR deram vários exemplos de esquemas utilizados pelos vigaristas para enganar a população mais idosa alertando para terem cuidado e “não acreditarem em ofertas e prémios, não cederem dinheiro para depois receberem serviços gratuitos, não assinarem documentos estranhos nem fornecerem dados pessoais”.

Antes, também Liliana Chaves falou da Associação Dress a Girl Around the World, uma Organização Não Governamental, que tem como objetivo entregar vestidos a meninas, dos dois aos 12 anos, e calções a meninos, que vivem em países abaixo do limiar da pobreza. A voluntária do projecto de cariz internacional e as responsáveis do projecto Afectos elucidaram os presentes sobre as formas de ajudar, ou fazendo os vestidos ou doando os tecidos, linhas e outro material. 

Após disponibilizadas várias dicas para uma maior segurança, os participantes foram brindados com a atuação da banda “Lobos do Marão”, composta por elementos da GNR, proporcionando desta forma um final de tarde cheio de animação e convívio entre os idosos do Projecto “Afectos”, da Câmara Municipal de Valpaços.