Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Valpaços finalista de Prémio Município do Ano 2018

Valpaços finalista de Prémio Município do Ano 2018
image title
image title
image title
19 Novembro 2018

 O Município de Valpaços recebeu, na passada sexta-feira, 16 de Novembro, o Diploma de Finalista Nomeado do Prémio Município do Ano 2018 – região Norte - , na categoria das localidades com menos de 20 mil pessoas, com o Folar de Valpaços - IGP.

 

António Medeiros, Vice-presidente da Câmara Municipal de Valpaços, foi quem recebeu o diploma, numa cerimónia que teve lugar no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Nesta quinta edição foram a concurso 54 candidaturas e o júri nomeou 35 projetos para o prémio final e para nove categorias, entre estas a de Valpaços.

“Foi a primeira vez que concorremos. Sermos distinguidos desta forma já é motivo de orgulho e de reconhecimento pelo trabalho que estamos a levar a efeito, neste caso a nossa dedicação para conquistar o selo de Indicação Geográfica Protegida para o Folar de Valpaços”, referiu António Medeiros.

O concurso Municípios do Ano Portugal 2018 é uma iniciativa promovida pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, que visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende, também, colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Globalmente, o vencedor do galardão "Município do Ano 2018" foi Arouca com o Geo Parque Mundial da UNESCO.