Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Reunião de preparação do Projeto Piloto do SGIFR do Alto Tâmega

Reunião de preparação do Projeto Piloto do SGIFR do Alto Tâmega
06 Maio 2021

Decorreu, na passada sexta-feira, dia 30 de abril, a reunião de preparação do Projeto Piloto do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) do Alto Tâmega (RCM 25-2021). Em videoconferência estiveram reunidas a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e os seis municípios do Alto Tâmega, onde está inserido Valpaços.

 

O Projeto Piloto do Alto Tâmega é um dos três Projetos Pilotos, aprovados em Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2021, para três regiões selecionadas, com o objetivo de testar o funcionamento do SGIFR, nomeadamente no que diz respeito aos recursos e processos do modelo, com especial foco no modelo de governança, na especialização das equipas da Gestão Fogo Rural no terreno e na adaptação das Forças de Proteção Civil ao novo sistema.

Na reunião, para além do enquadramento do projeto, foram apresentados os objetivos e uma proposta de plano de trabalhos, que integra uma análise dos pontos fortes e fragilidades do território, a identificação dos projetos críticos a acompanhar de forma mais dedicada, entre outros.