Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Ecovia do Rabaçal e Via Ferrata são um sucesso cada vez mais procurado

Ecovia do Rabaçal e Via Ferrata são um sucesso cada vez mais procurado
11 Maio 2021

Mesmo sem uma inauguração com pompa e circunstância como merecia, dada a situação pandémica desde o ano passado, ano em que ficou disponível ao público, a Ecovia do Rabaçal e a Via Ferrata já atraíram milhares de pessoas ao nosso Concelho.

 

Vindos de vários pontos do país e até estrangeiro, a Ecovia do Rabaçal tem sido uma porta de entrada dos turistas ao nosso Concelho, sendo a Via Ferrata um dos principais atrativos.

Pese embora a limitação da visita de grupos devido ao confinamento, a procura intensificou-se agora, de forma organizada, através de agências de viagem e empresas de animação turística que, até desde a capital do país programam um fim-de-semana no nosso concelho, tendo como ponto de atração um dos atuais ex-libris do turismo natureza.

 Pelo caminho ficam alojados em espaços de turismo rural, provam da gastronomia local, e dos excelentes vinhos nas adegas, que se aprumaram para receber os turistas, visitam os lagares cavados nas rochas... tudo dentro de uma natureza ímpar que só o Concelho Valpacense pode proporcionar.

A Via Ferrata é única em Trás-os-Montes e tem sido a grande atração do desporto de natureza na região. O percurso de escalada com mais de 100 metros de rochas, algumas com inclinação negativa e com uma ponte de cabos de aço no cimo do monte faz parte da Ecovia do Rabaçal, cujos três percursos disponíveis têm cerca de 60 quilómetros.

Além dos passeios a cavalo na Ecovia do Rabaçal, dentro em breve, o tempo permitirá também, os passeios de canoa ao longo do rio.