Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

XXIV Feira da Castanha Judia cumpriu tradição

XXIV Feira da Castanha Judia cumpriu tradição
feira_castanha
feira_castanha2
feira_castanha3
feira_castanha3
feira_castanha4
feira_castanha5
concurso_castanha
confraria
08 Novembro 2021

Decorreu no passado fim-de-semana mais uma edição da Castmonte, que voltou a atrair muitos visitantes, traduzindo-se em igual sucesso ao das últimas edições.

 

A cerimónia de abertura oficial contou, na sexta-feira, 5 de Novembro, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, acompanhado da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves, do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, e do Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, António Costa.

Tal como nos anos anteriores à pandemia, nesta edição não faltaram as tasquinhas com a tão apreciada gastronomia do Concelho, bem como um variadíssimo leque de expositores, não só dos produtores da tão procurada castanha, mas também de fumeiro, vinho, azeite, Folar de Valpaços IGP, frutos secos, doçaria, entre muitos outros.

A doçaria da castanha também esteve em destaque, envolvida num programa recheado de actividades, como são o caso da Caça ao Javali, da Caminhada Judia, do Concurso da Castanha, e a Comitiva de Beynat, vila francesa com a qual a vila carrazedense tem um acordo de geminação, que uma vez mais, marcou presença para a confeção do Bolo de Castanha com 600 Kg, que foi partilhado com o público.

Durante o fim-de-semana não faltou a habitual animação, proporcionada pelas tradicionais concertinas, não esquecendo a transmissão em direto, no domingo, do programa da TVI “Somos Portugal”, naquela que foi já a quarta presença de um programa de televisão durante seis horas a partir de Carrazedo de Montenegro.

Apesar do frio que se fez sentir, o saldo final desta edição foi bastante positivo, onde a arte de bem receber e a oferta de produtos de qualidade continuam a ser o principal cartão-de-visita do Concelho, num evento que é, nas palavras de Amílcar Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços “uma referência na região e uma montra do que de melhor temos para oferecer nesta altura do ano”.

A XXIV edição da Feira da Castanha Judia foi um sucesso, garantiu António Costa, Presidente da Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, adiantando que "o objetivo de criar um espaço de promoção, divulgação e escoamento dos produtos locais e ao mesmo tempo servir de incentivo à produção local foi cumprido”.

São mais de duas décadas de história aquela que se conta da Castmonte – Feira da Castanha Judia de Carrazedo de Montenegro, sendo a XXIV edição uma vez mais fruto da parceria entre a Junta de Freguesia de Carrazedo de Montenegro e Curros, a Câmara Municipal de Valpaços e a EHATB, Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.