Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Brigadas de Sapadores da CIMAT trabalharam em 631,96 hectares no ano de 2021

Brigadas de Sapadores da CIMAT trabalharam em 631,96 hectares no ano de 2021
13 Janeiro 2022

No ano de 2021, comparativamente com o ano de 2019, as Brigadas triplicaram os dias de atividade silvícola e aumentaram em 7 vezes a área intervencionada, terminando o ano com 631,96 hectares.

 

A CIMAT possui duas brigadas de Sapadores Florestais, cada uma com 15 elementos. Desde a constituição da primeira brigada, em 2019, 81% da atividade foi de gestão do território, 11% associado a ações de vigilância e apoio ao combate a incêndios nos períodos críticos e 8% associado à formação.

Em termos de execução municipal é garantido um equilibro de dias intervencionados por município, que é sempre ajustado no final do ano.

Ramiro Gonçalves, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, salientou, em jeito de balanço, que “temos um vasto território, temos aumentado significativamente a nossa área de intervenção, mas mantendo o mesmo foco e compromisso, podemos ainda fazer muito mais pelo Alto Tâmega”.

As brigadas são apoiadas, no total, por 6 viaturas, 1 trator, 30 roçadoras, 12 motosserras, 2 motosserras extensíveis, 2 sopradores, destroçador de martelos, capinadeira, grade de discos, biotriturador de grua, biotriturador rebocável e limpa bermas.

De recordar que ambas as Brigadas são financiadas pelo Fundo Florestal Permanente.