Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Requalificação da Praia Fluvial de Rio Torto

Requalificação da Praia Fluvial de Rio Torto
14 Janeiro 2022

Encontram-se a decorrer as obras de requalificação da Praia Fluvial de Rio Torto, através da celebração de um contrato intermunicipal, celebrado no passado mês de Junho, entre o Município de Mirandela e o Município de Valpaços. O açude de Miradeses/Rio Torto verá a sua estrutura reabilitada, através de um investimento de cerca de 550 mil euros, sendo a autarquia mirandelense responsável por 37 mil euros da verba necessária e a autarquia Valpacense pelo restante, ou seja, 513 mil euros.

A Praia Fluvial de Rio Torto é muito procurada durante a época balnear, mas também a Ecovia do Rabaçal, com o Observatório de Aves a escassos metros, e, mais recentemente, o Caminho Interior de Santiago, lhe deram ainda mais visibilidade.

Pese embora, as limpezas das margens e leito do rio do lado do Concelho Valpacense, a colocação de mais areia e instalação de sanitários, a cada ano, urgia uma requalificação que valorizasse aquela zona ímpar de lazer em contacto com a natureza. 

O investimento na Praia Fluvial de Rio Torto vai de encontro ao compromisso e aposta em melhorar e divulgar os recursos endógenos do Concelho, a pensar no turismo e qualidade de vida dos Munícipes. 

As obras contemplam o alargamento da passagem no açude, aumentando a área de lazer junto ao rio, a instalação de 70 pesqueiros na zona de pesca a ser criada a montante, infraestruturas de apoio, estacionamento, entre outras.