Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Alunos do Concelho recolheram lixo em ação de plogging

Alunos do Concelho recolheram lixo em ação de plogging
c2
c1
12 Maio 2022

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, dezenas de alunos, do 8.º, 9.º e 10.º ano, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Valpaços aceitaram o desafio e participaram, numa atividade de plogging nesta quarta-feira, dia 11 de Maio.

 

Tratou-se da 3.ª Caminhada Sustentável, que alia temas como a saúde, bem-estar e também consciência ambiental. Impulsionada pela docente Cynthia Coelho, em parceria com o PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – da alçada da autarquia valpacense, o percurso estendeu-se por cerca de 10 quilómetros, numa ação que concilia a atividade física com a recolha de lixo.

Um dos espaços alvo de “limpeza” foram as imediações do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, tendo o percurso, desde a saída da escola até à entrada em espaço florestal, contado com o apoio da GNR de Valpaços.

Os participantes, alguns também da EB 2/3 José dos Anjos, de Carrazedo de Montenegro, recolheram duas toneladas de lixo numa iniciativa que alia o voluntariado e o plogging. Algum lixo foi recolhido com o apoio da Junta de Freguesia de Valpaços e também dos serviços municipais, outro, ainda, foi apenas sinalizado, devido à dimensão, e será entretanto recolhido pelos serviços da SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

No final, o balanço foi “muito positivo” e a comunidade académica está disposta a participar em outras ações conjuntas com a comunidade geral, indo ao encontro de uma estratégia mais global de responsabilidade social e de contributo ambiental que o Agrupamento de Escolas de Valpaços tem vindo a implementar, nomeadamente através da iniciativa Eco Escola.

Com estes pequenos, mas grandes passos, o projeto de Cidadania e Desenvolvimento pretende contribuir para a redução da pegada ecológica, consciencializar os alunos e comunidade em geral para o problema do lixo e sensibilizar todos para as questões ambientais.

De salientar, ainda, que, no mesmo dia, alunos de outras escolas portuguesas e de mais de uma dezena de países da Europa, estiveram unidos com o mesmo objetivo, através da plataforma eTwinning, onde a docente Cynthia Coelho lançou o desafio. Trata-se de um projeto que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação, que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. A eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.