Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Alunos do Concelho recolheram lixo em ação de plogging

Alunos do Concelho recolheram lixo em ação de plogging
c2
c1
12 Maio 2022

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, dezenas de alunos, do 8.º, 9.º e 10.º ano, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de Valpaços aceitaram o desafio e participaram, numa atividade de plogging nesta quarta-feira, dia 11 de Maio.

 

Tratou-se da 3.ª Caminhada Sustentável, que alia temas como a saúde, bem-estar e também consciência ambiental. Impulsionada pela docente Cynthia Coelho, em parceria com o PIICIE - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – da alçada da autarquia valpacense, o percurso estendeu-se por cerca de 10 quilómetros, numa ação que concilia a atividade física com a recolha de lixo.

Um dos espaços alvo de “limpeza” foram as imediações do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, tendo o percurso, desde a saída da escola até à entrada em espaço florestal, contado com o apoio da GNR de Valpaços.

Os participantes, alguns também da EB 2/3 José dos Anjos, de Carrazedo de Montenegro, recolheram duas toneladas de lixo numa iniciativa que alia o voluntariado e o plogging. Algum lixo foi recolhido com o apoio da Junta de Freguesia de Valpaços e também dos serviços municipais, outro, ainda, foi apenas sinalizado, devido à dimensão, e será entretanto recolhido pelos serviços da SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

No final, o balanço foi “muito positivo” e a comunidade académica está disposta a participar em outras ações conjuntas com a comunidade geral, indo ao encontro de uma estratégia mais global de responsabilidade social e de contributo ambiental que o Agrupamento de Escolas de Valpaços tem vindo a implementar, nomeadamente através da iniciativa Eco Escola.

Com estes pequenos, mas grandes passos, o projeto de Cidadania e Desenvolvimento pretende contribuir para a redução da pegada ecológica, consciencializar os alunos e comunidade em geral para o problema do lixo e sensibilizar todos para as questões ambientais.

De salientar, ainda, que, no mesmo dia, alunos de outras escolas portuguesas e de mais de uma dezena de países da Europa, estiveram unidos com o mesmo objetivo, através da plataforma eTwinning, onde a docente Cynthia Coelho lançou o desafio. Trata-se de um projeto que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação, que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. A eTwinning é co-financiado pelo Erasmus+, um programa Europeu no domínio da Educação, Formação, Juventude e Desporto.