Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Aprovados projectos de Regadio no concelho de Valpaços

Aprovados projectos de Regadio no concelho de Valpaços
Captura_de_ecr__2019-01-08___s_14
08 Janeiro 2019

Foram aprovados pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural mais 37 projetos de reabilitação de regadios tradicionais no distrito de Vila Real, onde estão incluídos 6 projectos do concelho de Valpaços.

 

O Município de Valpaços conquista, assim, mais uma meta onde estabeleceu como prioridade a defesa do sector primário no concelho, dando maior sustentabilidade e protecção ao sector.

Desta forma, serão desenvolvidos a curto prazo os Projectos de Requalificação de Regadio Tradicional nas localidades de Cabanas, Rio Torto, Tinhela, Celeirós, Midões e Esturãos, num total de seis, que se traduz num investimento aproximado de 662.500.00€.

Está, ainda, em análise um projecto para uma futura Reabilitação do do Regadio Tradicional de Sá.

Os projectos do concelho de Valpaços complementam o Programa Nacional de Regadios e estão inseridos nos "PIPDCT – Projectos incluídos em pactos para o desenvolvimento e coesão territorial no âmbito de investimentos territoriais integrados (ITI), assinado entre os concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.

O Presidente da Camara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, congratula-se por mais esta conquista para o concelho e para a região. “Como defensor acérrimo do sector primário estou muito satisfeito que possamos levar avante estes projectos, que são essenciais para o desenvolvimento do concelho, nomeadamente no apoio à agricultura e consequentemente na geração de postos de trabalho e fixação da população que é o nosso grande objectivo”, referiu.

Promover o uso mais eficiente da água e da energia nos aproveitamentos hidroagrícolas existentes é o objectivo primordial dos projectos e pressupõe a construção de importantes infra-estruturas de armazenamento, tais como barragens e açudes, para garantir a existência de suficientes reservas de água nos períodos de escassez.

Importa sublinhar, que a necessidade de recorrer ao regadio, não invalida que se apliquem medidas tendentes a garantir um uso eficiente da água por parte de todos os utilizadores, dado que a água é um bem inestimável que desempenha uma primordial importância em questões sociais, ambientais eeconómicas.