Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Amêndoa

Contrariando a tendência de algumas regiões do país, em Valpaços a amêndoa é um dos produtos que merece atualmente atenção dos agricultores locais, que combinam amendoais centenários de variedades tradicionais, ao mesmo tempo que alargaram a produção com a plantação de novos amendoais de novas variedades.

Nas freguesias da chamada Terra Quente do concelho de Valpaços, o cultivo dos frutos de casca rija, onde se destaca a amêndoa, para além de decorar a deslumbrante paisagem no início da primavera, tem-se afirmado como uma atividade complementar na exploração agrícola. O concelho de Valpaços é o 6º maior produtor de amêndoa de Trás-os-Montes com uma área aproximada de 1600 hectares, correspondente a 7% da região.

O microclima existente no concelho é excelente para esta cultura, o que se reflete na qualidade do produto obtido e na quantidade, tornando a amêndoa numa das culturas com maior rentabilidade para os agricultores valpacenses. O sector do Turismo, pode também tirar partido com as amendoeiras em flor, um caminho alternativo que o concelho está a apostar para assegurar um futuro para a amêndoa valpacense.

A natureza torna-se um atrativo turístico e Valpaços pertence ao roteiro obrigatório, aproveitando a oportunidade para promover os produtos regionais e incrementar as vendas no comércio, na hotelaria e na restauração.

A amêndoa é um produto bastante versátil, cada vez mais procurado para o uso culinário, em especial na pastelaria. O principal destino da amêndoa valpacense é o mercado interno, no mercado externo o Brasil e a Espanha são os principais importadores.

 

Produtores de Amêndoa: