Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Cereja

O concelho de Valpaços possui praticamente em toda a sua extensão, condições edafoclimáticas favoráveis ao cultivo da cerejeira. Preferencialmente, o cultivo da cerejeira é realizado em regiões frias, necessitando de 800 a 1000 horas de frio para que possa produzir satisfatoriamente. A apanha da cereja ocorre de maio a julho. É em Trás-os-Montes que se localiza uma das maiores áreas de pomares de cerejeiras do país.

O mercado preferencial da cereja do concelho é o nacional, porém nos últimos anos houve um aumento da procura do mercado internacional, sendo que a produção e comercialização deste fruto possui grande impacto na economia local.

Não é somente o sabor suculento do fruto que torna esta árvore tão especial, mas toda a beleza inerente ao seu desenvolvimento. Com o início da Primavera, a cerejeira vai desenvolvendo, lentamente, uma flor pequena, simples e alva, proporcionando uma paisagem encantadora, que não é indiferente a quem passa pelos pomares do concelho de Valpaços.

A cereja não é um dos principais produtos do concelho de Valpaços no entanto, tem havido uma grande aposta na plantação de novos pomares de cerejeiras, uma cultura que tem ganho cota de mercado e é cada vez mais um importante complemento às principais culturas do concelho.

Face ao grande aumento da produção e procura da cereja produzida no concelho de Valpaços, realiza-se anualmente a Festa da Cereja na Freguesia de Argeriz.