Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Figo

O microclima específico do concelho de Valpaços, principalmente na chamada Terra-Quente, leva a que a produção de figos seja bem-sucedida, de grande qualidade e de sabores ímpares. A figueira é uma das árvores tradicionalmente associada à flora do concelho de Valpaços.

O figo é uma fruta altamente energética, rica em açúcar, fibra, ácidos orgânicos e sais minerais que pode ser consumido fresco ou seco. A secagem ocorre pelo amadurecimento rápido do fruto e faz-se pelo método tradicional, desidratação pela exposição prolongada ao sol.

A apanha e comercialização deste fruto fresco, efetua-se desde o início de Junho até ao final de Setembro. Nos últimos anos, a procura deste fruto em verde tem aumentado para cristalizar e utilizar na indústria da panificação, ingrediente obrigatório na confeção do tradicional Bolo-Rei.

Juntamente com o Algarve, a zona de Trás-os-Montes é das zonas de maior produção de figos. Nos últimos anos, a cultura da figueira tem-se afirmando como altamente lucrativa. Face à grande procura dos últimos anos, os agricultores da chamada Terra Quente do concelho de Valpaços têm apostado na plantação de novos pomares de figueiras.