Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Maçã

A região de Trás-os-Montes é detentora da segunda maior área de pomares de macieiras do País, perfazendo um total de 11.312 hectares.

O conjunto de características climatéricas do Concelho de Valpaços, caracterizado por invernos muito frios e verões muito quentes, permite a produção de um tipo de maçã de coloração viva, com sabor especial, doce, de polpa consistente. As variedades mais produzidas no Concelho são a maçã Golden, Gala, Starking, Reineta, Granny Smith, Fuji, e a Bravo de Esmolfe.

Há centenas de anos que estes pomares sobressaem na paisagem valpacense, ornamentando a sua vista primaveril, principalmente na chamada Terra-Fria do concelho de Valpaços.

A maçã é a espécie com maior peso na produção de frutos frescos, no Continente. No concelho de Valpaços, embora tenha ainda uma menor expressão, comparada com outros produtos, a maçã é uma mais-valia para o complemento da agricultura do concelho, com influência na economia local.

Pela sua elevada qualidade diferenciadora, têm surgido novas plantações de pomares e tem suscitado um aumento da procura por parte do consumidor mais exigente.