Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Feira do Folar

folar

A Feira do Folar de Valpaços realiza-se desde o ano de 1998 no último fim-de-semana antes da Páscoa. Este certame, iniciou com a preocupação de um grupo de valpacenses em preservar e dinamizar o tradicional Folar de Valpaços que era confecionado unicamente na época da Páscoa.

O termo folar, muitas vezes associado a presente e/ou dádiva exprime ”o que há de melhor”. O folar era tradicionalmente confecionado na época da Páscoa onde o Clero recolhia o folar das famílias no Domingo de Páscoa, no denominado “Compasso ou visita Pascal” e era constituído pelos mais finos produtos do que a terra e as gentes produziam.

No ano de 1961, o “Folar de Valpaços” elaborado pela Valpacense Maria Eugénia Cerqueira da Mota, conquistou o 1º Prémio no Concurso Nacional de Cozinha e Doçaria Portuguesa, promovido na RTP1.

Atualmente a Feira do Folar de Valpaços, atrai milhares de pessoas todos os anos, que gostam de saborear e adquirir a gastronomia regional, ao som da música tradicional. Quase uma centena de expositores colocam em destaque o melhor da gastronomia no concelho. Do azeite ao vinho, passando pelo bolo podre, mel, compotas, frutos secos, doçaria e pão variado e, claro está, o tradicional Folar de Valpaços IGP, nada falta durante o certame que deu vida à fama de “Valpaços – Capital do Folar”.

Organizada pela Câmara Municipal de Valpaços, em parceria com a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA, é considerada um dos certames mais importantes realizados na região, por altura da Páscoa, que durante três dias engloba muita animação, atividades socioculturais, mostra de produtos do concelho onde, o Folar de Valpaços IGP é rei.