Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Feira da Castanha - Castmonte

É no concelho de Valpaços, mais precisamente na Serra da Padrela, que se situa a maior mancha de castanha judia da Europa, sendo paralelamente um dos principais centros de produção de castanha de Portugal e onde se pode encontrar a maior mancha contínua de castanheiros de toda a Península-Ibérica. Aqui a variedade de castanha predominante é a judia mas, existe também a variedade longal, lada e cota.

A procura da qualidade por parte do consumidor, levou as entidades locais a promoverem a Feira da Castanha - CASTMONTE em Carrazedo de Montenegro, todos os anos, no segundo fim-de-semana de Novembro, este certame já vai na sua XXI edição.

A Feira dedicada a este famoso e importante fruto, traz à vila milhares de pessoas atraídas pelo cartaz bastante diversificado, que para além dos produtos tradicionais do concelho, onde não podem faltar o vinho, o azeite, os frutos secos, o fumeiro, o Folar de Valpaços IGP, as compotas e a rainha, a mundialmente famosa castanha de Carrazedo – DOP da Padrela. O evento, oferece ainda muita animação, o Passeio TT Caminhos da Castanha e o Passeio de BTT a Rota da Castanha. Os visitantes também têm oportunidade de provar o bolo de castanha de 600 KG, que é partilhado com o público no último dia do certame.

A Castanha de Carrazedo de Montenegro pelas condições climáticas, a sua cor reluzente e o tamanho, é inigualável e impossível de encontrar em qualquer outra parte do mundo. Um produto de Denominação de Origem Protegida, (DOP) “Castanha da Padrela”, sem qualquer dificuldade de escoamento, sendo que a produção anual ronda as 12 mil toneladas.

Em Carrazedo de Montenegro existe um dos maiores centros de exportação de castanha do país e por essa razão a vila é denominada por Capital da Castanha.