Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Ponte Romana do Arquinho

 Ponte Romana do Arquinho
image title
image title
image title
image title

Ponte do Arquinho

A Ponte Romana do Arquinho, também conhecida por Pontão de Possacos localiza-se na freguesia de Possacos, no concelho de Valpaços, situada num encantador vale do rio Calvo.
Esta histórica construção data provavelmente do século I d.C., na altura de ocupação Romana do território, e integraria a Via XVII do Império Romano, que ligaria "Bracara Augusta" (Braga) a "Asturica Augusta" (Astorga, Espanha).
No local foram encontrados marcos miliários atribuídos aos imperadores Maximino e Máximo, atestando a importância histórica e arqueológica do monumento.
A Ponte caracteriza-se pelo seu tabuleiro plano com 7,5 metros de largura, assente no seu único arco de volta perfeita.

CNS: 14243
Tipo: Ponte
Distrito/Concelho/Freguesia: Vila Real/Valpaços/Possacos
Período: Romano e Idade Média
Descrição: Ponte sobre o rio Calvo, de construção romana, relativamente bem conservada, da qual ainda subsistem da primitiva construção o arco, o tabuleiro e o arranque da margem esquerda. O arranque da margem direita apresenta sinais de ter sido reconstruído. O arco é de volta perfeita, notando-se nas pedras os sinais característicos de fórfex. O tabuleiro é plano, composto por um pavimento lajeado, com marcas de uso intenso e o aparelho original dos arranques é constituído por blocos de pedra almofadados. Numas guardas do tabuleiro notam-se alguns sinais gravados. Num caso são cruzes, de época medieval ou moderna, e noutro pedra nota-se um B gravado, talvez também medieval, e que segundo Rodríguez Colmenero terá sido gravado por cima de uma pequena inscrição anterior, esta já provavelmente romana. A partir da ponte, ainda é visível um troço de calçada formada por lajes de grandes dimensões, com marcas de rodados e relativamente bem preservada. O troço da via dirige-se para a aldeia de Possacos, contornando um relevo com forte declive.
Acesso: Saindo de Valpaços, pela EN206, após a passagem pela aldeia de Possacos, vira à direita onde existe uma placa com indicação à Ponte Romana do Arquinho.
Espólio: -
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: Regular
Processos: 2011/1(296)
http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/?sid=sitios.resultados&subsid=58009

Possacos

41.621546, -7.258057