Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Casa do Arco

Casa do Arco
image title
image title

Casa do Arco, também denominada «Solar dos Morgados», «Casa dos Pinto Leite», «Casa dos Magalhães Pinto» ou «Solar do Terreiro».

Incluindo capela, construções adjacentes e pátio por elas definido.


Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993

Nota Histórico-Artística:

Implantada no largo fronteiro à matriz, onde se impõe pela sua longa fachada, a casa do Arco pertenceu à família Magalhães Pinto, remontando as suas mais antigas construções ao século XV (Inventário da CM Valpaços). O corpo da casa, mais recente, foi edificado no decorrer do século XVII, certamente nos anos finais, pois numa pedra do interior encontra-se a data de 1694. Da centúria seguinte é a capela, situada numa das extremidades da fachada da casa, mas ao nível do andar nobre.
O conjunto desenvolve-se numa planta em U, com um pátio. A fachada principal, de dois pisos, com o nobre marcado pela abertura de janelas de sacada entre as quais se exibe o brasão de armas dos Magalhães Pinto (MARTINS, 1978, p. 111), prolonga-se pelo arco de acesso ao pátio interno, pelo qual a casa é conhecida. Sobre este eleva-se a capela, de portal reto com frontão semicircular, terminando em frontão triangular interrompido, apoiado sobre as pilastras laterais rematadas por pináculos. Dedicada a São Francisco, o seu interior destaca-se pelo retábulo de talha dourada e policromada. No alçado posterior, que se abre para o pátio interno, acede-se ao piso superior, com alpendre, através de uma escadaria de pedra.
No interior, há a assinalar os tetos em madeira das salas e a cozinha, de grandes dimensões. Para trás, desenvolvem-se os terrenos da quinta.
Atualmente a Casa do Arco é propriedade privada.
(Rosário Carvalho)

Valpaços

Rua Passos Manuel

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Decreto n.º 45/93, DR, I Série-B, n.º 280, de 30-11-1993