Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Castro de Vilarandelo

Castro de Vilarandelo
image title
image title

Castro de Vilarandelo

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986

Nota Histórico-Artística:

"Imóvel de Interesse Público" desde 1986, o "Castro de Vilarandelo" (ou "Muradelha", como é localmente mais conhecido) ergue-se nas proximidades da localidade de Vilarandelo de modo relativamente isolado no topo de uma colina sobranceira ao ribeiro do Piago, com uma implantação estratégica e condições de defesa natural assaz modestas.
Referenciado no início do século XVIII por D. Jerónimo Contador de Argote (1676-1749), este povoado fortificado da Idade do Ferro possuía um sistema defensivo composto de apenas duas linhas de muralha granítica (que, nalguns pontos, chegava a atingir cerca de dois metros de espessura) edificadas com silhares assentes em seco, em aparelho irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos com pedra miúda, às quais se associaria um área de pedras fincadas. Não obstante, a identificação de alguns dos seus troços foi apenas possível mercê do registo efetuado de alguns taludes e aglomerações pétreas, estas últimas claramente decorrentes dos sucessivos derrubes ocorridos na sua estrutura original ao longo dos tempos.
A primeira linha de muralha delimitava um vasto recinto aplanado de configuração subcircular, onde foram encontrados vestígios de várias construções habitacionais de planta predominantemente circular, cujas paredes foram de igual modo edificadas com dois paramentos preenchidos. Apesar da densa cobertura vegetal, encontraram-se alguns fragmentos de cerâmica, cuja natureza, aliada às diferenças observadas no aparelho do muralhado, parece apontar para a existência, no povoado, de dois períodos distintos de ocupação, o segundo dos quais relativo à Idade Média. Além disso, estamos perante um arqueossítio inserido numa zona com alguma abundância do ponto de vista arqueológico, como parece atestar a existência, nas suas proximidades, de uma via romana, que estabeleceria a ligação com a antiga Chaves - Aquae Flaviae -, confirmada, ademais, pela presença de um marco militar intacto - cippo -.
[AMartins]

Alto da Muradelha Vilarandelo

Alto da Muradella, a NE de Vilarandelo e a curta distância, à direita da E.N. 213-1 para Santa Valha.

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Decreto n.º 1/86, DR, I Série, n.º 2, de 3-01-1986