Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Mostra de Presépios "Artes da Terra" até 31 de Dezembro na Biblioteca Municipal

Mostra de Presépios "Artes da Terra" até 31 de Dezembro na Biblioteca Municipal
Mostra de Presépios "Artes da Terra" até 31 de Dezembro na Biblioteca Municipal
05 Dezembro 2014
Foi inaugurada na passada terça-feira, 2 de Dezembro, uma exposição de presépios que enche a Biblioteca Municipal de Valpaços de espirito natalício até ao final do mês. O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, acompanhado das vereadoras Arlete Lopes e Teresa Pavão, inauguraram a exposição ao final da tarde, perante dezenas de valpacenses.

Francisca Araújo, que é natural de Fornos do Pinhal, no concelho valpacense, mas residente no Porto, explicou à plateia que todo o material que usou para fazer os presépios apresentados é reciclado.

Já Amílcar Almeida mostrou-se satisfeito pelo facto da autora escolher esta época do ano para realizar a sua exposição, uma vez que se trata de uma altura em que muitos valpacenses regressam à terra para visitar a família e assim puderem aproveitar para conhecer a exposição “que se adequa à época e a um programa familiar”. O autarca reforçou ainda o apoio da autarquia no que toca a manifestações de cultura.

Atualmente aposentada, a autora de “Artes na Terra”, é impressionista, autodidata, e desde criança que mostrou grande vocação para o desenho e a pintura. Dedica-se também ao artesanato e tem especial sensibilidade para a reutilização de materiais. Na realização das suas peças, pretende dar vida nova ao que não tem utilidade, fazendo de cada peça uma verdadeira obra-prima.

Francisca Araújo já participou em várias Feiras de Artesanato e exposições como no Fórum da Maia, Galeria da Direcção distrital de Finanças do Porto, Galeria Geraldes da Silva do Porto, Centro Cultural Luís de Teixeira de Valpaços, Feira do Folar de Valpaços, Centro Cultural de Alfena, entre outras.

 A exposição “Artes na Terra...” estará patente ao público até 31 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Valpaços, podendo ser visitada no horário regular da biblioteca, entre as 14h00 e as 18h30 às segundas-feiras, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h30 de 3.ª a 6.ª feira.