Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

“Educar e ensinar com emoções” debatido em Valpaços

“Educar e ensinar com emoções” debatido em Valpaços
image title
image title
21 Maio 2018

O Pavilhão Multiusos de Valpaços acolheu no passado sábado, dia 19, a palestra “Escola e Família: Educar e ensinar com emoções”, organizada no âmbito do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, sob a alçada da Câmara de Valpaços.

 

“Porque ensinar é muito mais que passar conteúdo…” foi organizada na cidade valpacense a iniciativa “Escola e Família: Educar e ensinar com emoções”, que vai de encontro aos objectivos traçados pelo PIICIE - Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar de Valpaços.

Identificar emoções e aprender a geri-las pode ser a resposta para o insucesso escolar e por isso a equipa liderada pela técnica Iochabel Ferreira trouxe até à cidade valpacense especialistas que abordaram os mais diversos temas: “Pensamento Emocional e Sucesso Escolar”, “Crianças diferentes, Respostas Inovadoras”, “Promover o Sucesso Escolar”, “As Emoções na Escola e na Família”, “A Importância de Ser Criança no Desenvolvimento Infantil/Adolescência”.

A representar o Município de Valpaços esteve a Vereadora da Educação, Cultura e Desporto, Teresa Pavão, que reforçou o papel importantíssimo do professor na educação da criança, mas acima de tudo o da família, que muitas vezes delega na escola essa responsabilidade. “Deve existir uma simbiose entre a família e a escola, de forma a cultivar e a partilhar as motivações, conquistas e fragilidades”, referiu.

Iochabel Ferreira fez um diagnóstico dos obstáculos e desafios colocados na comunidade escolar do concelho.

O objetivo do PIICIE passa pela redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção da igualdade de acesso a um ensino infantil, primário e secundário de boa qualidade, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais para a reintegração do ensino na formação.

Para atingir as metas traçadas, foi criada uma equipa multidisciplinar integrada (EMI) constituída por técnicos com formações identificadas como basilares para a correta implementação desta estratégia integrada, cuja contratação está a cargo da autarquia.

A equipa tem a responsabilidade de acompanhar e avaliar e, em alguns casos, implementar e gerir as atividades previstas. Entre atividades que serão desenvolvidas está a formação parental, que inclui ações, individuais ou em grupo, sobre várias temáticas.

Fora das salas de aula e em contexto real já estão a ser desenvolvidos vários projetos pedagógico-didáticos pela equipa do PIICIE.