Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Orquestra do Norte actuou no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira

Orquestra do Norte actuou no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira
image title
21 Agosto 2018

Na passada sexta-feira, dia 17 de agosto, a Orquestra do Norte actuou pela primeira vez no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira.

 

Num novo espaço que está disponível aos valpacenses há cerca de um mês, o espetáculo “Sons de Itália” sob a direção de José Ferreira Lobo contou com obras do compositor austríaco Amadeus Mozart e do italiano Giuseppe Verdi.

O espetáculo abriu com temas de Mozart e Rossini, com especial realce para “As Bodas de Fígaro”. Com entrada livre, o concerto trazido até ao público valpacense através da Câmara Municipal de Valpaços foi dirigido por um dos mais importantes compositores portugueses e que já se apresentou em salas de espetáculo de todo o mundo.

A Orquestra do Norte concretiza, desde 1992, um projeto de descentralização da cultura musical que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação Norte Cultural. Os objetivos passam pela criação de novos públicos, pelo apoio à música e aos músicos portugueses e pela constante renovação de um reportório cuidadosamente selecionado.

A Orquestra do Norte, que actua pelo menos duas vezes por ano em Valpaços, graças a um protocolo celebrado com a autarquia, executa as maiores obras da história da música, servindo o grande reportório orquestral, do barroco à música contemporânea.

Além da música, a Câmara Municipal de Valpaços tem proporcionado uma agenda cultural diversificada, por exemplo com sessões de cinema para todas as faixas etárias como foi o caso dos filmes “Coexistir” e “Deep: Aventura no Fundo do Mar”, que tiveram lugar no fim-de-semana passado no Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira.