Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Inaugurada Rotunda do Peregrino em Valpaços

Inaugurada Rotunda do Peregrino em Valpaços
image title
image title
image title
image title
image title
image title
27 Agosto 2018

Este domingo, dia 26 de agosto, foi inaugurada a Rotunda do Peregrino, próxima do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, que homenageia todos os peregrinos valpacenses.

 

O dia de festa que decorreu durante a manhã teve início com a Eucaristia, celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, seguida pela procissão que daí se deslocou até à Avenida das Colmeais, local da rotunda, tendo a Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Valpaços trilhado caminho.

Na inauguração esteve presente o Executivo Municipal, membros da Assembleia Municipal, população em geral, tendo o Padre Leonel Reis proferido palavras de agradecimento ao Município, antes da bênção propriamente dita. Uma Celebração emotiva, em que falou de valores, da família, de tudo o que alicerça uma sociedade cristã.

Depois do descerramento da placa, onde pode ler-se “Caminharei na terra dos vivos na presença do senhor”, o Presidente da Junta de Freguesia de Valpaços e Sanfins, António Castanheira, falou da importância de valorizar espaços que não estando tão visíveis na cidade, merecem ser valorizados porque são referências dos moradores.

Amílcar Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, relembrou as rotundas requalificadas da cidade, como é o caso da Rotunda em Homenagem ao Bombeiro, a Rotunda do Vinho, a Rotunda do Emigrante, a Rotunda do Tanque Novo, a Rotunda dos Ex-Combatentes e, agora, a Rotunda do Peregrino, que retratam a vida do povo valpacense.

O autarca salientou, ainda, a proximidade da rotunda ao Santuário da Nossa Senhora da Saúde, daí a designação “Rotunda do Peregrino”, símbolo da fé no concelho, cujas esculturas foram elaboradas por Paulo Brites, escultor natural do concelho.