Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Valpaços em Festa

Valpaços em Festa
image title
27 Agosto 2018

A chegada de roulottes de farturas e os arcos festivos que iluminam a cidade anunciam a aproximação das Festas do Concelho de Valpaços em Honra da Nossa Senhora da Saúde. A música começa hoje com o Festival de Folclore e até Domingo a animação está garantida.

Raquel Tavares, Paulo Gonzo, HMB e Toy são os cabeças de cartaz da romaria que não se centra apenas na música, mas também em atividades culturais, desportivas e religiosas.

As festividades em Honra da Nossa Senhora da Saúde tiveram início no fim-de-semana, com o Torneio de Tiro aos Pratos e os espetáculos de rua começam hoje, segunda-feira 27 de agosto, Orquestra Juvenil da Banda de Vilarandelo e o Festival de Folclore na Rua Heróis do Ultramar.

Amanhã, terça-feira, o espetáculo será ao ritmo da batida do Show de Capoeira na Praça Dr. Olímpio Seca e da Orquestra- Sexto Sentido que se ouvirá na Rotunda do Tanque Novo.

Todos os caminhos vão dar a Valpaços e, como é tradição, terá lugar a procissão de velas na quarta-feira, dia 29, onde a imagem de Nossa Senhora da Saúde é levada desde o Santuário em sua homenagem até à Igreja Matriz. Terminada a procissão, segue-se o concerto realizado pela Banda Municipal de Valpaços, no Jardim Público.

Quinta-feira é dia da atuação da fadista Raquel Tavares, no Largo da Feira, seguida da arruada de concertinas, numa noite diferente, que pretende realçar uma tradição valpacense.

Paulo Gonzo saberá de cor onde fica a Capital do Folar a 31 de agosto e o palco será dele no Largo da Feira, seguido pelos HMB, vencedores dos prémios Melhor Música 2017 com o tema “O amor é assim” e Melhor Grupo 2018.

No ponto alto da Romaria em Honra da Nossa Senhora da Saúde, dia 1 de setembro, a manhã destina-se às bandas filarmónicas do concelho seguida da realização do 63º Circuito de Motorizado.

Pelas 16h30, a Grandiosa Procissão junta milhares de pessoas que aguardam a passagem da imagem da Senhora da Saúde desde a Igreja Matriz em direção ao Santuário, seguida da missa solene.

À noite, o arraial no Santuário destaca-se pela atuação do artista português Toy, seguindo-se o grandioso fogo-de-artificio e o grupo musical “Amigosvitó”.

Domingo, 2 de setembro, decorre a Prova de Motocross na Pista do Cabeço e ainda o Circuito Nossa Senhora da Saúde em Ciclismo de Estrada. As festividades terminam ao som da Orquestra Sirilanka no Santuário.