Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

“I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” foi realizado em Valpaços

“I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” foi realizado em Valpaços
image title
image title
image title
image title
image title
07 Setembro 2018

O “I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” realizou-se durante o dia 6 de setembro no Pavilhão Multiusos, em Valpaços, tendo como objetivo a partilha de conhecimento, aprendizagem e convívio de todos os participantes.
Numa organização conjunta da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do distrito de Vila Real, das quais fazem parte a CPCJ Alijo, CPCJ Chaves, CPCJ Valpaços, CPCJ Vila Pouca de Aguiar e CPCJ Vila Real teve como mote para este encontro “A família do séc. XXI”.
Num auditório lotado, estiveram presentes o Presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, a Técnica Regional Norte (em representação da CNPDPCJ), Paula Fernandes, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, José Rebelo, a Presidente e anfitriã da CPCJ de Valpaços, Aida Pereira, Presidentes da CPCJ do Distrito de Vila Real, técnicos da ação social e professores.
Após a sessão de abertura com o momento musical, o Presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, estreou o microfone dando, primeiramente, os parabéns à CPCJ de Valpaços por organizar este encontro e pelo seu papel no nosso território.
O autarca afirma ainda que é importante e necessário “fazer o melhor em prol da família ou da criança, pois a família do séc. XXI é distinta da família do século anterior”.
Paula Fernandes, representante da equipa técnica regional norte, destaca que a CNPDPCJ pretende redefinir objetivos, da qual será primeira prioridade “apoiar as famílias e a parentalidade, garantindo a todas as crianças um meio familiar adequado”.
Em discurso, o diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, José Rebelo, reforça na sala a importância “do superior interesse da criança”, sendo esse o valor primordial pelo qual se rege a Segurança Social.
Aida Pereira, presidente da CPCJ de Valpaços, afirma que a escolha do mote para este encontro foi fácil, pois “a família é, ou pelo menos devia ser, aquela em que podemos depositar toda a nossa confiança” terminando o discurso, com um poema de Eugénio Puebla denominado “ Mensagem à Família”.
O “ I Encontro Distrital de CPCJ’s do Distrito de Vila Real” estreou-se em Valpaços e, comprovada a adesão em massa desta primeira edição e o seu sucesso, realizar-se-á a segunda edição numa outra localidade no próximo ano, ambicionando ainda mais participantes.