Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Profissionais de Saúde de Valpaços e utentes de Lares já começaram a ser vacinados

Profissionais de Saúde de Valpaços e utentes de Lares já começaram a ser vacinados
05 Janeiro 2021

Os profissionais de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso, ao qual pertence o Centro de saúde de Valpaços já começaram a ser vacinados na semana passada, seguindo-se os utentes dos lares do concelho e respetivos profissionais.

 

Os médicos, enfermeiros e assistentes operacionais da Área de Doenças Respiratórias (ADR) foram a prioridade do primeiro lote de vacinas, ou seja, assegurar a vacinação aos profissionais da linha da frente. Os restantes são vacinados à medida que chegam mais vacinas.

Na tarde de hoje, 5 de janeiro, a equipa do Centro de Saúde de Valpaços iniciou a vacinação dos utentes e funcionários de lares do concelho, tendo já sido vacinados os utentes e profissionais da Residência Sénior de S. Pedro de Sanfins e Lar de Nossa senhora da Encarnação de Vassal.

Nos próximos dois dias estima-se que sejam vacinados utentes e profissionais das valências da santa casa da Misericórdia de Valpaços.

Já os utentes e profissionais do Lar da Casa do Povo de Vilarandelo serão vacinados posteriormente em virtude de ter sido detetado um caso positivo na instituição, obrigando à realização de testes a todos.

Valpaços é um dos concelho do Alto Tâmega, em risco extremamente elevado de transmissão da covid-19, à semelhança de Chaves, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, com uma incidência cumulativa acima de 960 casos por 100 mil habitantes, por isso prioritário no que respeita à vacinação nos lares de concelhos.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, fica esperançado com a chegada da vacina ao concelho, mas lembra que não é sinónimo de baixar a guarda. “Nunca é demais dizer que não é altura de desistir. Esta guerra ainda não acabou e todos temos obrigação de continuar atentos e a cumprir as regras emanadas pela Direção-Geral da Saúde. Da nossa parte continuaremos atentos e com uma atitude pro ativa perante esta pandemia”, referiu.