Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed

Praia Fluvial do Rabaçal

PraiasAcessiveis_logo

Localizado na margem direita do Rio Rabaçal, na freguesia de Possacos, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real, aqui faz fronteira entre os Distritos de Bragança e Vila Real. Localizada a cerca de 8 Km da cidade de Valpaços, apresenta excelentes condições naturais para a prática de desporto e momentos de lazer.

É uma praia totalmente acessível até ao leito do rio, através de passadiços em madeira, possibilitando assim o acesso a todas as zonas do rio com maior conforto, segurança e qualidade daquele espaço.

É lá que encontramos o Centro Interpretativo da Ecovia do Rabaçal, ponto de encontro das três rotas que fazem parte do percurso pedestre que lhe dá nome.

A Praia Fluvial do Rabaçal possui um extenso areal, a qual conta com a presença de nadador salvador nos meses de Verão. Possui serviço de bar, parque de merendas bem equipado, parque infantil, zona de lazer, chuveiros e balneários, entre outras comodidades como Hotspot Wi-fi, além de estar situada junto ao Parque de Campismo do Rabaçal.

“PRAIA ACESSÍVEL – PRAIA PARA TODOS”

Por forma a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas que as desejem visitar a nossa praia fluvial, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que, transitória ou permanentemente, condicionem a sua mobilidade:

  • Acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente, até uma entrada acessível da zona balnear;
  • Estacionamento ordenado e com lugares reservados para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, portadoras de cartão de estacionamento, localizados o mais próximo possível dessa entrada e ligados até ela por um percurso pedonal sem quaisquer barreiras;
  • Rede de percursos pedonais acessíveis até à praia, totalmente livre de obstáculos e de interrupções, que se inicia na entrada acessível e incluí passadeiras no areal. Como existem desníveis, os degraus foram complementados por rampas suaves com corrimãos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada. Esta rede de percursos acessíveis conduz à zona de banhos de sol e sombras (chapéus de sol), e o mais próximo possível da água;
  • Instalações sanitárias e um Posto de primeiros socorros adaptados às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida.
  • Presença de Nadador-salvador na época balnear;

O município de Valpaços por forma a melhorar as condições de desfrute das praias, possuí um equipamento anfíbio para o banho de pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras de rodas flutuante), bem como tem um espaço de acolhimento e apoio, com sombra, reservado a pessoas com mobilidade condicionada.