Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Página do YouTube (abre numa nova janela)
  • Página do Issuu (abre numa nova janela)
  • RSS feed
  • Página do Twitter (abre numa nova janela)
  • Página do Instagram (abre numa nova janela)
  • Página do TikTok (abre numa nova janela)

Presidente da Câmara visita Terra Fria para avaliar prejuízos da tempestade Kirk

Presidente da Câmara visita Terra Fria para avaliar prejuízos da tempestade Kirk
09 Outubro 2024

Atento às dificuldades dos agricultores e a trabalhar ao lado dos empresários do setor primário, António Medeiros visitou, esta quinta-feira, 10 de outubro, áreas afetadas pela tempestade Kirk, que na madrugada de 9 de outubro se fez sentir no concelho.

 

As fortes rajadas de vento tiveram consequências na agricultura, consubstanciando-se numa quebra acentuada na produção da castanha. No encontro estiveram presentes presidentes de juntas de freguesia, produtores, responsáveis de associações locais e comunicação social para tomar conhecimento e alertar para os danos sofridos na cultura este ano.

Chegada a altura da apanha da castanha, muitos produtores da zona da Serra da Padrela desesperam com os prejuízos. Várias dezenas de castanheiros foram derrubados ou esgalhados pela tempestade, traduzindo-se numa quebra de produção que poderá atingir os “30 a 40%” este ano, sendo que afetará também a produção nos próximos anos.

O Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, António Medeiros, visitou alguns soutos afetados, mostrando-se ao lado dos produtores e demonstrando o seu apoio aos agricultores, que assistem desanimados a anos de trabalho destruído. “Já encetamos diligências, nomeadamente dar conhecimento às entidades competentes, Ministério da Agricultura e CCDR-Norte, para que seja analisada a situação. Há que tomar medidas para tentar colmatar os prejuízos dos nossos agricultores, com a mesma rapidez como foram tomadas no caso dos incêndios. Estamos aqui hoje para chamar a atenção para o problema e fazer-nos ouvir junto das entidades competentes”, referiu o autarca. 

Várias dezenas de castanheiros foram afetados, sendo que as freguesias do Concelho mais atingidas são de uma cota mais alta, ou seja, em plena Serra da Padrela, onde se situa a maior mancha contínua de castanha judia da Europa, a variedade mais dizimada.

O Presidente da Câmara Municipal lembrou, uma vez mais, que “a castanha é a principal fonte de rendimento das famílias destas freguesias, e esta situação coloca em causa o seu sustento”.  

Conteúdo atualizado em10 de outubro de 2024às 15:49