Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Página do YouTube (abre numa nova janela)
  • Página do Issuu (abre numa nova janela)
  • RSS feed
  • Página do Twitter (abre numa nova janela)
  • Página do Instagram (abre numa nova janela)
  • Página do TikTok (abre numa nova janela)

Uma noite de fé, devoção e emoção em Valpaços

03 Setembro 2026

Milhares de Valpacenses saíram ontem à rua para acompanhar a Procissão de Velas em honra de Nossa Senhora da Saúde, num dos momentos mais marcantes das Festas.

A imagem de Nossa Senhora da Saúde, deixou o Santuário erguido em Sua homenagem e percorreu a avenida até à Igreja Matriz, acompanhada por uma verdadeira multidão. Entre velas, orações e cânticos, viveu-se uma extraordinária manifestação de fé e devoção.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Mata Pires, esta terá sido mesmo “uma das procissões mais participadas que tivemos até hoje em Valpaços”.

“Foi uma procissão verdadeiramente impressionante pela enorme participação das pessoas”, destacou o autarca, sublinhando a bonita demonstração da importância que esta tradição religiosa continua a ter para os Valpacenses e para todos aqueles que, por estes dias, estão entre nós.

Jorge Mata Pires deixou ainda uma palavra de reconhecimento e agradecimento ao Padre Leonel Reis e a toda a Paróquia, pela “excelente organização” e pela forma “digna e bonita” como decorreu a Procissão de Velas.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu também aos acólitos, a todos os que participaram e colaboraram na procissão e, de forma especial, aos responsáveis pelo transporte do andor de Nossa Senhora da Saúde. Uma palavra de reconhecimento foi igualmente dirigida ao Agrupamento de Escuteiros, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valpaços e à GNR, pelo acompanhamento, segurança e organização de todo o percurso.

“Uma procissão desta dimensão, com milhares de pessoas nas ruas, exige muita preparação, coordenação e a colaboração de muitas pessoas e instituições. E aquilo a que ontem assistimos foi uma organização à altura da importância desta celebração”, afirmou.

A noite terminou na Praça da República, com o concerto da Banda Municipal de Valpaços, que encerrou e engrandeceu este dia de celebração, num momento que juntou a nossa tradição religiosa à nossa tradição cultural e musical. 🎶

“Foi, sem dúvida, um dia muito especial, dedicado a Nossa Senhora da Saúde, que ocupa um lugar muito especial na fé, na devoção e no coração de muitos Valpacenses.”

Uma noite que fica na memória. Uma tradição que nos une. Uma fé que se vive de geração em geração.

Conteúdo atualizado em3 de setembro de 2026às 17:18