Passar para o Conteúdo Principal Top
Voltar à página inicial
  • Página do YouTube (abre numa nova janela)
  • Página do Issuu (abre numa nova janela)
  • RSS feed
  • Página do Twitter (abre numa nova janela)
  • Página do Instagram (abre numa nova janela)
  • Página do TikTok (abre numa nova janela)

XVI Encontro Europeu da Castanha

10 Setembro 2026

Está oficialmente aberto o XVI Encontro Europeu da Castanha!

Carrazedo de Montenegro recebe, durante estes dias, produtores, investigadores, empresas, associações e representantes do setor da castanha, num encontro dedicado à partilha de conhecimento, à inovação e ao futuro desta importante fileira.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Jorge Mata Pires, e do Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, reforçando a importância estratégica da castanha e do setor agrícola para o território.

Na sua intervenção, Jorge Mata Pires destacou a importância económica da castanha para a região e o significado de o Encontro Europeu da Castanha decorrer em Carrazedo de Montenegro, território de referência na produção deste fruto e berço da variedade Judia.

A realização deste encontro em Valpaços representa também uma oportunidade para dar visibilidade ao território, aproximar os diferentes agentes da fileira e afirmar a importância da castanha para a economia e para o desenvolvimento da região.

Hoje, os olhos da Europa estão postos em Carrazedo de Montenegro.

Conteúdo atualizado em15 de setembro de 2026às 14:20