Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo
  • Youtube
  • Issuu
  • RSS feed
  • Twitter
  • Instagram
  • TikTok

Autarquia valpacense disponibiliza desfibrilhadores em equipamentos desportivos

Autarquia valpacense disponibiliza desfibrilhadores em equipamentos desportivos
IMG_20190104_121648_c_pia
04 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Valpaços disponibilizou, recentemente, dois desfibrilhadores em equipamentos desportivos municipais para assegurar uma resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória.

 

Tratam-se de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), instalados no Complexo Desportivo (que engloba Estádio e Piscinas) e no Pavilhão Gimnodesportivo. De destacar que 11 funcionários municipais tiveram formação específica, em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE), estando aptos para assegurar uma resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória.

A autarquia justifica a aposta uma vez que as estatísticas nacionais indicam as doenças cerebrovasculares e cardiovasculares como a causa de morte mais frequente em Portugal, com uma percentagem superior a 30 por cento.

A maior parte dos episódios de morte súbita cardíaca resulta da ocorrência de arritmias malignas, nomeadamente de fibrilação ventricular. Em Portugal estima-se que existam todos os anos 10 mil casos de morte súbita cardíaca, o que corresponde a uma média de 27 casos por dia, sendo indispensável a rapidez a actuar porque a cada minuto que passa, a probabilidade da vítima sobreviver diminui cerca de 2%.

Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e devidamente sinalizadas.

De salientar que o equipamento ainda não é obrigatório por lei, em recintos desportivos com lotação inferior a 5 mil pessoas, mas a autarquia considera um elemento importante para segurança dos utilizadores dos equipamentos, além de se tratar de uma mais-valia para a certificação de clubes desportivos como entidade formadora, perante os critérios definidos pela Federação Portuguesa de Futebol.